Indubitavelmente, uma gastronomia primorosa. Sofisticada e de extremo bom gosto, misturando o que há de mais tradicional e moderno na gastronomia italiana. Londrina é uma cidade muito bem servida nesses aspectos, valorizando e atualizando o que há de melhor na herança ítalo-brasileira e, também por isso, dispõe de muitos bons e excelentes restaurantes com esse tipo de cardápio. Posso citar vários aqui: Vittorio Emanuele II, Villa Fontana, Brasiliano, Barolo, Barô Bistrô, Guanciale, Bologna Massa e Carnes, Rosso Pomodoro, Mercearia Bresser, La Pasta Gialla, Renatu's e um que ainda não conheço, a Bacchi Osteria.

Mas, um em particular, tem um lugar especial no meu coração: o La Gondola. Vou falar dele porque no último fim de semana tive a oportunidade de conhecer a nova casa, na Gleba Palhano, que eu não havia visitado ainda. Desde que me entendo por gente, frequento o La Gondola, principalmente, em datas especiais. O tradicional endereço já era parada quase que obrigatória. Depois, com o tempo, passei a ir com amigos que dividiam o gosto especial pela boa gastronomia, como as queridas Ana Marta Garcia e Claudia Pecchin. E a apreciar o buffet servido aos domingos, o que, para mim, é um primor.

Já com os compadres Rose e Faustino Gentilin, o La Gondola sempre está presente por meio do delivery. Certa vez, num dos aniversários do meu afilhado Francisco, comemoramos com uma boa pizza por lá. Então, são muitas as memórias afetivas gastronômicas colecionadas nesse restaurante. Uma das mais marcantes é o famoso e delicioso pappardelle San Marco, uma massa servida com iscas de filé mignon flambados no conhaque junto com um tomatinho cereja. É tão gostoso que já perdi as contas de quantas vezes degustei.

Essa foi a minha indicação para minha tia Silvia Binhame, que veio para Londrina passar uns dias com amigos da capital Curitiba e daqui. Alguns amigos preferiram pedir risoto, lasanha e outros cortes de carne. Eu, particularmente, escolhi experimentar um spaghetti mare e monti trufado, com camarões, lulas e cogumelos salteados em azeite extra virgem e pesto de trufas. Olha, não tenho palavras para descrever a sensação de poder degustar uma iguaria tão bem preparada. Está de parabéns o autor deste prato.

Os comentários curitibanos à mesa é de que o restaurante não perde para nenhum endereço em qualquer grande centro do país. De fato, é um privilégio poder ter em Londrina uma referência tão boa na alta gastronomia, assim como outros pela cidade. Entretanto, ainda tem muito prato para poder experimentar no La Gondola e nos outros restaurantes. Quem aí topa ir comigo?

...

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link