Que um bom licor é ideal para finalizar um bom jantar, isso nossos queridos leitores já sabem. Afinal, o docinho licoroso, embora alcoolicamente forte, equilibra o amargor característico do café, por exemplo. Por isso, ele é servido no fim das refeições. Além disso, alguns tipos de licores vão muito bem com sobremesas. Ou, também, alguns vinhos licorosos, como o do Porto, aliás, delicioso! Mas, também, é preciso desmistificar o consumo do licor: afinal, ele harmoniza com o quê?

Coxinha de frango defumado apimentada com licor? Por que não?
Coxinha de frango defumado apimentada com licor? Por que não? | Foto: Felipe Machado/ Divulgação

Para quebrar alguns desses tabus, dias atrás reuni um grupo seleto do Núcleo de Negócios em Arquitetura (IARQ), com um paladar apurado e gostos refinados, para serem “cobaias” em alguns experimentos. A chef Drica Castro – que, aliás, já gravou comigo o Multi Chef ensinando uma deliciosa receita de dadinho de tapioca – topou o desafio de pensar e preparar uma harmonização que fugisse à regra, no caso dos licores. Ou seja, será que podemos harmonizar o Lupocello Perfetto – o melhor licor de limão siciliano do mundo (risos) – com entradinhas frias, quentes e adocicadas? E o resultado foi surpreendente!

A degustação teve quatro estações. Na primeira delas, um carpaccio de abobrinha ao pesto, servido numa batata chips. Em seguida, uma caponata servida em pão rústico – também para mostrar que pode ser apreciada além das torradas. As duas são produções da própria Drica, que, além de comercializar, serve nos jantares e recepções que faz. Perceba que são dois tipos de entradas frias, que também vão muito bem com frisantes e espumantes. É o que, em geral, serve-se nos coquetéis por aí. Claro que, pelo fato de o licor ser mais alcoólico, é preciso moderá-lo.

Depois, veio a insuperável coxinha de frango defumado com molho de pimenta especial. Sem querer ser repetitivo, mas, é tudo produção da chef, desde a massa até a geleia de abacaxi com pimenta. E não é que combinou com um licor de limão siciliano? Talvez não se possível descrever a profusão de sabores que explodem na boca. Só experimentando mesmo para saber. E, por fim, algo levemente adocicado: mini brie com mel e flores comestíveis, servido envolto em uma espécie de massa folhada. Um pequeno toque doce. Igualmente inexplicável.

De qualquer forma, embora existam os melhores licores para cada tipo de sobremesa, é perfeitamente possível inovar e degustá-los todos com diferentes harmonizações. E que delícia poder experimentar novas combinações até encontrar a que a gente mais gosta, não?

Acompanhe as receitas do Mult Chef acessando o QRCode:

.
. | Foto: Folha Imagem

...