Lichia: fruta cai bem em geleias, compotas, sorvetes e outras receitas
Lichia: fruta cai bem em geleias, compotas, sorvetes e outras receitas | Foto: Pixabay

Daqui a pouco ela vai reinar soberana nas festividades de fim de ano. Muito embora já seja frequente e constante nos menus de festas e eventos dos buffets londrinenses. A lichia, apesar de ter diversas maneiras e formatos de comercialização – sucos, geleias, sorvetes, compotas, iogurtes e bebidas fermentadas – é deliciosa in natura mesmo. Formada por uma casca rugosa, uma semente marrom e um arilo branco, uma espécie de capa carnosa que envolve a semente, tem gosto leve e adocicado.

Talvez por isso a combinação de aromas dê tão certo. É comum por essas bandas servirem-na com cream chesse e lascas de amêndoas. Tem gente que aproveita e coloca umas pimentinhas rosas em cima, o que dá uma ardência refrescante ao aperitivo. Já ouvi dizer que também é possível rechear com um creme de gorgonzola, o que, para mim, deve ficar delicioso porque eu gosto muito desse tipo de queijo.

E, como a lichia tem uma colheita entre os meses de dezembro e janeiro, a fruta também passou a ser personagem de superstições natalinas. Os mais supersticiosos têm o costume de comer uma lichia e guardar a semente na carteira, a fim de se obter sorte e dinheiro. Se funciona, não sei. Nunca testei. Só sei que, no ano passado, algumas das sementes de lichia que comi joguei na horta, assim como as cascas. Viraram adubo, porque nada de nascerem. Diferentemente da jabuticaba que comi: viraram quatro mudas e estão em franco crescimento!

De volta à lichia, ela é uma fruta relativamente nova ao paladar brasileiro. Originária da China e muito comum no Sudeste Asiático, entre países como Vietnã, Tailândia, Índia, Madagascar e até a África do Sul, a lichia chegou às terras tupiniquins há bastante tempo: por volta de 1810. Entretanto, foi somente a partir das década de 1970 que a fruta passou a ser comercializada por aqui. E, pouco a pouco, foi ganhando espaço, apesar de não ser tão comum e popular ainda.

Um giro rápido pelo Mercadão Municipal de São Paulo já permite que o visitante experimente muitas deliciosas e suculentas lichias nas bancas de vendedores de frutas. Assim como morangos e tâmaras, entre outras variedades. Então, vamos para mais um ano de degustações e apreciações da lichia. Vou tentar, mais uma vez, plantar algumas sementes da fruta para ver se nasce alguma mudinha. Ou será mais fácil comprar a muda pronta? Aliás, você sabe onde posso encontrar uma mudinha de lichia?

...

Acompanhe o Multi Chef usando o QR Code:

Imagem ilustrativa da imagem Lichia, personagem das superstições
| Foto: Folha Imagem

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.