Que me desculpem os noivos, mas, os docinhos de casamento são dos itens mais importantes de uma festa! São tão bons que já viraram tradição e existe uma série de empresas especializadas no assunto. Afinal, a mesa de doces não é para brincadeiras. O meu preferido sempre vai ser o brigadeiro. Ou o casadinho. Em seguida, pela ordem, vem o brigadeiro de leite ninho com nutella. E esse, particularmente, era um dos destaques da festa de casamento dos amigos André Salvador e Giovanna Brunello, que reuniu um número bem restrito de familiares.

O casal amigo já é famoso por aqui pelos patês e outras delícias que fazem. Desta vez, surpreenderam pelos doces. A Giovanna fez, junto com a mãe, Fernanda Spagnuolo Brunello – uma culinarista de mão cheia – os docinhos para o casamento. E, entre eles, os mais deliciosos: brigadeiro de chocolate e de leite ninho com nutella. Não vou contar para elas que só experimentei esses dois. Mas, tinha também aquele tradicional de nozes e alguns outros. Além disso, a festinha foi no Dá Licença Rural, que é conhecido por oferecer as delícias mais deliciosas de doces rurais, da fazenda, de antigamente. Você já experimentou?

Genuinamente brasileiro, o tal olho de sogra não pode faltar nas festas de casamento. Tudo bem que em alguns, o olho da sogra é maior do que deveria... brincadeiras à parte, o doce é brasileiro e consiste em um beijinho dentro de uma ameixa seca enrolado em açúcar cristal, formando um olho. A fruta, aliás, não é unanimidade entre os convidados, mas, para os mais antigos ou tradicionais, não pode faltar numa farta mesa de doces!

Em Londrina, tem muita gente boa que faz doces deliciosos. Não posso me esquecer, jamais, da Gina Pitelli, uma grande amiga, mãe de outras grandes amigas, que está no mercado há uns bons anos. Os doces dela são inesquecíveis! Quando adolescente, já fui “ajudá-la” no trabalho só para poder comer alguns brigadeiros de brinde. Confessado, Gina! Mas, para além dela, outros grandes nomes assinam os doces de casamentos: Isabela Yenes, Maria Inês Sella, Natália Canezin e, com certeza, dezenas mais.

E quando o assunto é bem casado? Não há dúvida: Ana Maria. Outro dia fui fazer uma tatuagem e, deitado na maca enquanto era riscado pelo tatuador, descobri que ele, Afonso, era filho dela, Ana Maria! Até ganhei um bem casado de chocolate. Além disso, outro doce que tem sido uma novidade no lugar dos bem casados é a tal da palha italiana da Ki Tau Doces Artesanais. As opções são muitas e é perfeitamente compreensível que noivos e convidados fiquem em dúvida na hora da degustação!

Docinhos: a delicadeza saborosa que não pode faltar numa festa de casamento
Docinhos: a delicadeza saborosa que não pode faltar numa festa de casamento | Foto: Pixabay

*

A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a da Folha de Londrina.