Durante os 15 dias que passei em Londres, não teve um dia sequer em que não observei o pessoal saindo trabalho e passando num pub tomar um copão de chopp antes de ir pra casa. Seja na City of London, no centro econômico da capital da Inglaterra, ou nos bairros mais badalados como Soho, seja em Camden Town ou, até mesmo, em Waterloo: sempre tem um pub esperando o cliente. Entretanto, esse hábito está longe de ser um costume local. Ao contrário, é uma mania universal e, no Brasil, não é diferente.

Semana passada, como convidado da Caravana do concurso Comida di Buteco, circulei por três estabelecimentos do gênero em Londrina. Todos, cheios de gente. Inclusive, com a família. Parece que na Pequena Londres, embora o costume seja um pouquinho diferente da Big London, o hábito é o mesmo. Digo que é diferente, porque aqui a galera vai para casa e depois se encontra com os amigos no boteco. Ou, então, até leva a família: tios, avós e filhos também vão comer uma porção de espetinho ou uma isca de frango.

Não tem jeito, o boteco é mania nacional. Talvez por isso o concurso Comida di Buteco cresça ano a ano. Em 2023, chegou a Londrina e tem 14 estabelecimentos no concurso. Todos são convidados a participar, não pagam nada, mas, precisam elaborar um petisco a um preço fixo de R$ 30. Quando os clientes vão ao boteco e pedem o prato específico, votam em quesitos que, depois, contam pontos na hora de escolher o melhor boteco de Londrina. O eleito vai direto para a votação nacional, realizada com jurados escolhidos pela organização.

O período de votação em Londrina vai até 30 de abril. E um detalhe: só participam botecos que são empresas familiares. Fazem parte da lista londrinense: Bar da Praça, Assada e Cia, Bar Brasil, Bar do Japa, Torresmeira, Parada do Espeto, Lúpulus, Confraria 115, Barile Armazém, Mestizzo, Lanchonete Carolli, Nicodemo’s Bar & Petiscaria, Croque do Baca e Jamô Bar. Se você ainda não começou e quiser rodar os botecos para conhecer essas iguarias, começando hoje dá tempo de visitar um por dia até o fim do concurso.

Afinal, quem recusa uma porção de pancetta, um bolinho de feijoada, uma isca de frango bem crocante, um karagê ou, até mesmo, uma porção de moela? Tudo acompanhado por uma boa cerveja, com certeza. A patrocinadora do concurso é a Eisenbahn. E tem alguns estabelecimentos que prepararam uma entradinha com outro patrocinador do evento: o salgadinho Frontera. Eu já fui em três. Agora, falta conhecer os outros 11. E esperar, ansiosamente, pelo resultado da votação....

A opinião do colunista naõ reflete, necesariamente, a da Folha de Londrina.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link