Camarão cai bem no até no molho do macarrão: as receitas são variadas
Camarão cai bem no até no molho do macarrão: as receitas são variadas | Foto: Pixabay

O camarão está longe de ser uma unanimidade. Não apenas porque muita gente detesta frutos do mar, mas, também, pelo fato de serem considerados como as baratas dos oceanos, já que se alimentam do “lixo” do mar, ou seja, de restos de peixes – algo natural na cadeia alimentar, aliás. Por isso, para degustá-lo de uma forma melhor, é preciso limpá-lo bem, uma tarefa demorada para quem não tem prática ou costume. De qualquer forma, existem inúmeras e infinitas possibilidades gastronômicas. E uma delas é fritá-lo com macarrão.

Digo isso porque gosto muito de um bom spaghetti com camarão ou, então, um papardelli, embora outros formatos da massa caem muito bem com o ingrediente. Já dá água na boca só de pensar! Eu, particularmente, nunca me aventurei a fazê-lo, mas, penso não ser algo tão complicado. Tem gente que faz um molhinho com creme de leite, com possibilidades de se acrescentar tomate cereja, tomate comum ou palmito. Já vi até receita que se coloca um pouco de molho pesto e isso me abriu os olhos (e o apetite) porque, como falado nesta coluna noutra ocasião, amo manjericão!

Mas, o camarão é versátil na cozinha. No Multi Chef, no canal do Youtube da Multi TV, gravamos com a Claudia Pifer uma receita deliciosa de camarão com requeijão! Sinto saudades desse prato até hoje! E, pesquisando na internet, é possível dar uma olhada em strogonoff de camarão, pastel, bobó, moqueca, risoto (esse eu já fiz e conto daqui a pouco), bem fritinho numa porção de boteco, por exemplo, além de aperitivos como uma barquinha ou, então, arroz à grega, refogado, gratinado e muitas outras opções. Qual a que você mais gosta?

A resposta pode ser todos? Depois que eu aprendi a comer frutos do mar e, consequentemente, camarão, passei a apreciar na gastronomia. Sejam os pequenos ou os grandes, afinal, existem muitos tipos: de patas brancas, branco, rosa, sete barbas, tigre, indiano ou até os de água doce, como pitu, da Malásia, da Amazônia, entre outros. Obviamente não conheço nem experimentei todos.

Não é minha especialidade, entretanto, já fiz risoto de camarão algumas vezes. E gosto de combiná-lo com queijo brie. No processo de preparo do arroz arbóreo ou carnarolli, dá até para usar o caldinho do camarão frito, assim como um suquinho de limão siciliano que harmoniza bem. Quem quiser, pode acrescentar um tomatinho cereja ou um palmito. Ou os dois. E um queijo parmesão ralado, para finalizar, também vai muito bem. Claro, não se pode esquecer do vinho, né?