Sashimi: um dos segredos é o corte
Sashimi: um dos segredos é o corte | Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Eu aprendi a fazer sashimi. Por enquanto, só fiz de tilápia. Mas, a técnica para o de salmão ou qualquer outro peixe é a mesma. Só não tive ainda a oportunidade. E quem me ensinou foi a Petra Wagner, da Onix Peixes, que é especialista no assunto e atua no ramo desde muito tempo atrás. De acordo com ela, o ideal é usar o lombo do peixe. E não o filé, como eu sempre imaginei. Deu certo! Não que eu tivesse tentado antes. Entretanto, era visível a finura do filé. E, assim, só com muita habilidade para cortar as fatias do peixe, não?

Já contei por aqui que, antes, eu não gostava muito de peixe cru. Pura ignorância, no sentido de não conhecer mesmo, de nunca ter experimentado. Até que, depois que venci a barreira de não comer frutos do mar, passei a degustar absolutamente tudo. E o sashimi está nessa lista: de tilápia, de salmão, de peixe prego, de atum e até de polvo. Gosto muito de todos eles, com destaque para o salmão e para o atum, o que nem sempre é possível encontrar nos rodízios de comida japonesa. E prefiro mergulha-los no molho tarê do que no molho de soja. Mas, quando não tem tu, vai tu mesmo, certo?

Imagem ilustrativa da imagem Bora aprender a preparar um sashimi?
| Foto: Fábio Luporini/ Divulgação

Agora, se minha amiga Petra me permite, vou compartilhar com meus amigos leitores a técnica para fazer um bom sashimi. Em primeiro lugar, como já disse, escolha um bom corte de lombo do peixe. Quando você for preparar, descongele-o. Bastam um dez minutos. E é aí que está o segredinho. Para ficar mais fácil para cortar as fatias do sashimi, não deixe o lombo descongelar muito. Corte-o ainda levemente congelado. Claro que quem tiver mais treino e habilidade conseguirá cortar as fatias bem fininhas, como nos restaurantes. Eu ainda não consegui atingir tal nível. E aí, deixe mais um pouco na água para descongelar tudo. Esse processo inteiro leva menos que 15 minutinhos. E está pronto. Só servir!

Viu como é fácil? Tenha uns hashis em casa e corra pro abraço. Eu, particularmente, gosto de apreciá-lo com vinho. Em casa, já abri o espumante brut espanhol La Baronne, que recebi do delivery londrinense Tenho Vinho e cuja recomendação inclui a harmonização com sushis e peixes de sabores não tão intensos. O vinho é feito da mistura de três uvas: airén (80%), verdejo (15%) e sauvignon blanc (5%), das quais eu só conheço mesmo essa última. Embora os brancos combinem mais com peixe, vinhos tintos também vão muito bem com o sashimi de tilápia. Anote um vinho verde aí cujo estoque comprei quase inteiro na adega Quintal do Português, que semanas atrás harmonizei com um bacalhau com batatas e outros legumes.