A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) vai realizar um esquema especial para auxiliar os mais de 22 mil candidatos que devem prestar no domingo (6) o vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). A operação inclui monitoramento e orientação do tráfego nos locais de maior concentração de concorrentes, além de reforço em linhas do transporte coletivo.

Trânsito no entorno da UEL será alterado no domingo
Trânsito no entorno da UEL será alterado no domingo | Foto: Divulgação

De acordo com a instituição, somente em Londrina serão 58 locais de provas distribuídos entre os centros de estudo, no campus universitário, universidades e escolas locais, públicas e particulares. Principais pontos de recepção de candidatos, a própria UEL, Unopar (Catuaí) e Unopar (Piza), contarão com apoio dos agentes de trânsito no acesso às instalações. A ação na unidade do Piza será desenvolvida, sobretudo, no cruzamento da Dez de Dezembro com a rua da Natureza, uma das principais entradas.

NAS IMEDIAÇÕES DA UEL

Já nas imediações da UEL os servidores começarão a atuar a partir das 12h com o início da "Operação Vestibular 2022". Ao meio-dia será feito o fechamento das vias que levam à avenida Castelo Branco, inclusive a alça de acesso da PR-445, também no trecho entre a rotatória da praça Mahatma Gandhi e a rodovia Celso Garcia Cid. Até as 14h as duas pistas da Castelo Branco funcionarão em sentido único em direção ao interior do campus. O objetivo é ampliar os ramais de acesso à localidade.

Fora a entrada principal pela Castelo Branco, os estudantes também poderão adentrar a UEL pela avenida Aniceto Espiga, nas proximidades do Hospital de Clínicas (HC).

Transporte Coletivo

Outra possibilidade é chegar ao local por meio do transporte coletivo. Haverá reforço nas linhas 305 – Campus, 307 – Avelino Vieira e 904 – Vivi Xavier / Acapulco, além das linhas 106 (Guilherme Pires), 203 (Ouro branco), 210 (União da Vitória), 213 (Shopping Catuaí), 601 (Terminal Acapulco) e 907 (Terminal Acapulco/Gleba Palhano).

Além disso, durante todo o dia fiscais acompanharão o movimento no Terminal Central e nos terminais de bairro, fazendo a liberação de veículos adicionais em outras linhas conforme a necessidade.

VEJA TAMBÉM: Greve no transporte termina após empresas pagarem trabalhadores

Rodoviária

A CMTU estima estima acréscimo médio de 40% na movimentação de passageiros entre sábado (5) e segunda-feira (7), em função do vestibular, no Terminal Rodoviário de Londrina. A expectativa é que aproximadamente 2.500 pessoas a mais circulem pela lugar nestes dias.

No dia da prova, a orientação da companhia é que os candidatos busquem sair de casa com, pelo menos, 1h30 de antecedência para evitar transtornos e aborrecimentos. A recomendação é válida principalmente aos vestibulandos oriundos de outros municípios, que não têm familiaridade com a malha viária em Londrina. (Com informações da assessoria da CMTU)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.