Enquanto milhares de candidatos se preparam para encarar o Vestibular 2022 da UEL (Universidade Estadual de Londrina) no próximo domingo (6), a Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos) da instituição também se diz pronta para receber os 22.587 candidatos inscritos.

Imagem ilustrativa da imagem UEL espera menor abstenção no vestibular no próximo domingo
| Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress - 30-05-2021

A expectativa para o concurso sempre é alta para ambas as partes, porém, neste ano a universidade espera um cenário diferente em relação ao vestibular anterior, quando o índice de ausência chegou a 42% sobre o total de 27.432 inscritos. “Achamos que este ano vamos voltar quase na normalidade, com menos de 20% de ausência”, diz a diretora da Cops, a professora Sandra Garcia. Apesar de destacar que ainda é cedo para qualquer afirmação neste sentido, ela comenta que a expectativa se dá pelo número de inscritos e o atual momento da pandemia de coronavírus.

“Pelo histórico da UEL, houve um aumento considerável de inscrições no vestibular de 2021, até pela novidade de fazer a prova em um único dia. Muita gente se empolgou em fazer as inscrições, inclusive de fora, mas as famílias estavam com muito mais receio de deslocamento por conta da pandemia”, comenta.

No concurso do ano passado, a universidade considerou ainda as condições meteorológicas e os dois adiamentos seguidos da data das provas como fatores que podem ter elevado o número de ausentes. Um cenário que não se limitou apenas à UEL, mas em outras universidades também como a UEM, que registrou mais de 46% de ausentes no primeiro dia de prova, em maio do ano passado, e a UFPR (Universidade Federal do Paraná), que teve uma taxa de ausência de 41,6% no vestibular 2020/2021.

PROTOCOLOS

Segundo Garcia, a experiência do vestibular 2021 em relação ao cumprimento dos protocolos sanitários foi importante no planejamento logístico para este ano. Ao todo, serão 58 locais de provas e um total de 1.191 salas. “As condições da pandemia no ano passado eram um pouco diferentes, mas entendemos que as medidas adotadas foram suficientes, dando segurança para todos os candidatos e os profissionais”, afirma.

Nesta edição, cerca de 2.800 profissionais irão trabalhar no concurso como seguranças, equipes de limpeza, entre outros. “Vamos usar o mesmo protocolo do Vestibular 2021, com ocupação mínima de 50%, uso obrigatório de máscara, utilização de álcool gel e distanciamento tanto nas filas quanto nas salas”, ressalta. Os candidatos devem chegar com uma hora de antecedência e levar uma máscara reserva.

De acordo com Garcia, A UEL entrou contato com as empresas de ônibus do transporte coletivo para que mais veículos sejam colocados à disposição dos candidatos em todas as regiões da cidade, considerando os principais locais de prova. No Cartão de Inscrição, os candidatos encontram todas as informações necessárias.

“Pedimos para que todos fiquem atentos às orientações, que chequem tudo como o Cartão de Inscrição, documento original de identificação com foto, uso de caneta azul ou preta com corpo transparente, garrafa de água transparente e, aqueles que precisam se alimentar, podem levar o alimento, mas terão que sair do local de prova, acompanhado de um fiscal. A Cops está trabalhando para dar toda tranquilidade e segurança aos candidatos”, afirma.

PROVAS

Todos os candidatos realizarão a prova em fase única no domingo, 6 de março, a partir das 14h. Eles farão Prova de Conhecimentos, com 50 questões objetivas e Redação (tema único), com duração de cinco horas. A Prova de Conhecimento é dividida em 36 questões de múltipla escolha elaboradas a partir dos conteúdos de disciplinas do Ensino Médio: Artes, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia.

Também constituem a prova 10 questões de múltipla escolha que versarão sobre a Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa e quatro questões sobre a Língua Espanhola ou a Língua Francesa ou Língua Inglesa, conforme opção do candidato.

A universidade oferece 2.509 vagas, mais 616 pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada), totalizando 3.125, em 52 cursos de graduação. (Com Agência UEL)

SERVIÇO:

6 de março

14 h – Provas de Conhecimentos (parte objetiva e Redação).

21 -: Publicação do gabarito provisório da Prova de Conhecimentos (parte objetiva), no site da Cops.

23 de março

17 -: Publicação do gabarito definitivo de respostas objetivas da Prova de Conhecimentos, no site da Cops

25 de março

12h – Publicação, no site da COPS, da relação dos candidatos que terão a redação corrigida.

19 de abril

12h – Publicação dos classificados na 1 ª Convocação, no site da Cops.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1