A diretora de Vigilância em Saúde, da secretaria municipal de Saúde Londrina, Fernanda Fabrin, diz que as pessoas com suspeita de dengue devem buscar atendimento o mais breve para um possível diagnóstico. “Esses pacientes precisam de uma avaliação precoce para um melhor manejo clínico destes casos”, explica. Dados apresentados pela secretaria nesta quinta-feira (27) apontam que o município está em estado de alerta para a doença,

Imagem ilustrativa da imagem Tem sintomas de dengue? Busque atendimento rápido
| Foto: Divulgação/AEN

De acordo com Fabrin, até o quinto dia do aparecimento dos sintomas, as equipes conseguem realizar um exame específico de arbovirose, que identifica qual é o tipo de vírus (Dengue, Zika, Chikunguya). "Esse período também é importante para darmos início ao tratamento dos sintomas e às orientações de hidratação, principalmente em idosos e crianças. Em alguns casos, pode ser necessária a hidratação endovenosa com soro”, afirma.

LEIA TAMBÉM:

+ Cenário da Covid pode piorar com alta transmissão

SEM SOBRECARGA

Fabrin acredita que não haverá uma sobrecarga na rede de saúde municipal por conta da medida adotada pela Prefeitura de Londrina, que permite que servidores municipais e algumas empresas aceitem somente o laudo positivo para Covid para o afastamento dos trabalhadores, seguindo o protocolo de isolamento de sete dias para assintomáticos, 10 dias para casos leves e 20 dias para casos mais graves. "A gente percebe que 30% dos exames são feitos em farmácias. Com o teste positivo, essas pessoas buscam atendimento para ter o atestado médico em mãos. Diminuindo essa demanda, conseguimos desafogar o serviço", diz.

Imagem ilustrativa da imagem Tem sintomas de dengue? Busque atendimento rápido
| Foto: Folha Arte

UNIDADES DE SAÚDE

Diante de sintomas de dengue e sem sinais respiratórios, a população pode buscar atendimento nas UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência ou na UPA Centro-Oeste ou nos PAs (Pronto Atendimento) do Maria Cecília, na zona norte, ou União da Vitória, na zona sul. Ambas unidades funcionam 16h.

“Se a pessoa coincidir sintomas de dengue com respiratórios, ela deve procurar atendimento nas unidades exclusivas para sintomas respiratórios. É importante observar bem os sintomas. Na dengue, geralmente temos dores atrás dos olhos e dores articulares”, completa.

ONDE BUSCAR ATENDIMENTO (sintomas respiratórios)

FUNCIONAMENTO 24H

PA JD. LEONOR - Rua Aroeira, n. 284

UPA JD. SABARÁ - Av. Arthur Thomas, n. 2.390

DAS 7H ÀS 19H

UBS VILA RICARDO - Rua Rosa Branca, n. 300

UBS VILA CASONI - Av. Dez de Dezembro, n. 580

UBS CHEFE NEWTON - Rua Café Bourbon, n. 730

UBS GUANABARA - Rua Montevideo, n. 605

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1