Uma fêmea de tamanduá-bandeira, espécie rara no Paraná, está em atendimento pós-operatório no Hospital Veterinário da UniFil, em Londrina, depois de passar por cirurgia de fratura de fêmur. O animal jovem, de idade aproximada de um ano, foi atropelado numa rodovia nas imediações de Jacarezinho (Norte Pioneiro). Após intervenção emergencial no município, o Instituto Água e Terra trouxe o animal a Londrina para cuidados especializados da equipe do HV, único credenciado na região como Centro de Apoio à Fauna Silvestre.

Flora tem aproximadamente um ano e está se recuperando bem da cirurgia
Flora tem aproximadamente um ano e está se recuperando bem da cirurgia | Foto: Divulgação - HV Unifil

A coordenadora do Hospital Veterinário, professora Mariana Cosenza, informa que a tamanduá-bandeira chegou há uma semana, ganhou o nome de Flora e está se recuperando bem da cirurgia. "Acompanhamos a evolução do quadro clínico, aguardando a consolidação do osso fraturado. Se tudo correr bem, em cerca de 20 dias o animal deve ser solto na região onde foi encontrado", explica.

LEIA TAMBÉM:

+ Hospital Veterinário de Londrina usa células-tronco para tratar lesões

+ Ambientalistas pedem redutor de velocidade na Mábio Palhano

ÓRFÃO

Também está em tratamento no HV um filhote órfão de tamanduá-mirim, encaminhado pela Força Verde. Mais comum na região, o animal chamado de Kadu está sendo alimentado e bem tratado pela equipe de veterinários. (Com informações do HV da Unifil)

Kadu, filhote órfão de tamanduá-mirim também é tratado no hospital
Kadu, filhote órfão de tamanduá-mirim também é tratado no hospital | Foto: Divulgação - HV Unifil

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1