A Sercomtel Iluminação deve restabelecer as luminárias danificadas pelo temporal de sábado (23) em aproximadamente 10 dias. Essa é a previsão do gerente de Operações da Sercomtel Iluminação, Helder Cavalcante de Oliveira. “Como a Sercomtel Iluminação é a responsável pela manutenção e pela expansão da rede do parque de Londrina, faz parte da atribuição ter um material reserva (que será usado nas substituições). O material é suficiente para restabelecer 100% dos problemas ocasionados. Todas as dez equipes estão trabalhando nisso"

Imagem ilustrativa da imagem Sercomtel Iluminação promete restabelecer luminárias em 10 dias
| Foto: Sercomtel Iluminação - Divulgação

Oliveira apontou que os maiores problemas registrados estão relacionados às quebras de postes da Copel, que consequentemente acabam danificando as luminárias da Sercomtel Iluminação. "Algumas outras queimaram por conta da chuva, do forte vendaval. Muitas acabaram queimando as lâmpadas das luminárias", acrescentou explicando que com relação aos postes caídos, só se restabelece a iluminação quando a Copel realiza o conserto do poste.

O gerente de Operações explicou que o pico de chamadas chegou a 140 ocorrências em um período de 24 horas, quando normalmente esse número fica em torno de 76 por dia. Dos 52 chamados ainda em aberto, entre sábado e domingo, as regiões sul e centro foram as que menos tiveram problemas (cinco casos em cada uma delas), diferentemente das outras áreas da cidade. Na região norte, por exemplo, haviam 12 casos; na leste, 14 e na oeste, 16.

Não foram registrados oficialmente problemas nas áreas urbanas dos distritos rurais, embora os casos nestas localidades possam aparecer nos próximos dias. O diretor de Operações da SI, Alexander Farias Fermino, reforça que todos os chamados abertos naquele período da tempestade serão verificados ao longo desta semana. “O prazo para a execução dos serviços é de cinco dias úteis, dependendo das condições meteorológicas.”

PRAÇAS

Sobre as regiões mais afetadas, Oliveira informou que em bairros da região Oeste, como os jardins Leonor, Santiago e Santa Rita, foram registrados mais problemas em praças, por causa da queda de árvores. Um exemplo é a praça da rua Vespertino Ferreira Pimpão, no Santa Rita 3. A força do vento arrancou as quatro “pétalas” (luminárias de vapor de sódio de 400 watts) de um superposte de 20 metros de altura. As pétalas voaram e estilhaçaram no chão.

Outro local citado pela SI é na esquina da rua Luiz Brugin com a avenida Saul Elkind, na zona norte, onde dois postes foram quebrados durante o vendaval, assim como as luminárias de LED. De acordo com a SI, as novas luminárias serão ligadas assim que a Copel refizer a rede elétrica de baixa tensão.

Nas áreas públicas, os estragos não se limitaram à queda de árvores; a iluminação também foi danificada
Nas áreas públicas, os estragos não se limitaram à queda de árvores; a iluminação também foi danificada | Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha
LEIA TAMBÉM:
- Londrina registra 3º outubro mais chuvoso da história

FURTOS

Nem mesmo durante o vendaval, e com a cidade danificada, os ladrões perdem oportunidade de agir. Depois que a ventania derrubou dois postes ornamentais na praça da Rua da Imbuia, no Marumbi/Leonor, na região oeste, por exemplo, os fios ficaram expostos e bandidos aproveitaram para furtá-los. As quatro luminárias ficaram no lugar, mas avariadas pelo vento. No mesmo dia técnicos da SI isolaram a área e um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia.

Outro boletim de ocorrência está relacionado ao furto de uma luminária da rua Tietê. “A gente acionou a Guarda Municipal e também a Polícia em todos esses casos de furtos", explicou Oliveira. (Com N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.