Imagem ilustrativa da imagem Temporal causou 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Um novo balanço sobre os estragos causados pelo forte temporal de sábado (23) em Londrina, foi divulgado nesta manhã de segunda-feira (25). Segundo a Defesa Civil do município, foram registradas até o momento 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos. Os maiores estragos aconteceram na zona norte da cidade.

“Sabemos que o número de quedas de árvores pode ser maior. Estamos com 16 equipes percorrendo as ruas desde a madrugada desta segunda e trabalhando em conjunto com outras secretarias, como a de Saúde e Educação. Já tínhamos a previsão no sábado de manhã que um temporal iria acontecer, o que nos permitir deixar um pouco do trabalho definido e equipes prontas para irem às ruas”, diz o secretário de Defesa Social, coronel Pedro Ramos.

De acordo com a Copel, a região Norte chegou a ter 133 mil unidades consumidoras desligadas, no auge do temporal. Ao todo, foram 257 postes de energia danificados. Nesta segunda, ainda há cerca de 20 mil domicílios e estabelecimentos comerciais sem energia.

“Na medida em que vamos recebendo as notificações, fazemos uma classificação por prioridades, como desobstrução de vias de acesso e locais de concentração de pessoas, como hospitais, clínicas e UPAs”, comenta Ramos. Ao menos duas UBS (Unidades Básicas de Saúde) ficaram sem energia elétrica - a do Maria Cecília, na zona norte, e Santiago, na zona oeste. De acordo com a Defesa Civil, não houve prejuízo quanto à refrigeração de vacinas porque nos locais com registro de queda de energia, os imunizantes foram levados a outras centrais com geradores.

ESCOLAS

As escolas do município também estão sendo monitoradas por equipes da Defesa Civil e da secretaria municipal de Educação. Ao todo, foram 41 unidades atingidas por destelhamentos, inundações, falta de energia e/ou quedas de árvores. Veja a lista de escolas aqui.

Na Escola Municipal Maria Cândida Peixoto Salles, na zona leste, ainda havia goteiras nas salas de aula na manhã de segunda. Uma equipe da Prefeitura já havia consertado parte do telhado danificado com as chuvas. A diretora Adriana Ribeiro conta que foi preciso repor cerca de 40 telhas e, ao menos, três salas estavam com goteiras.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal causou 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Apesar dos danos nas unidades, nenhuma escola suspendeu os atendimentos.

ESTADUAIS

Em relação aos colégios estaduais, a chefe do NRE (Núcleo Regional de Educação), Jessica Pieri, informou que já entrou em contato com todas as escolas da Regional e que os diretores das unidades que sofreram avarias com o temporal farão solicitação de cota extra ainda hoje para resolver o que foi danificado. De acordo com ela, um levantamento sobre o número de unidades danificadas deverá ser concluído na terça-feira (26).

A lista deverá incluir o Centro de Educação Profissional Professora Maria do Rosário Castaldi, que fica na avenida Arthur Thomas (zona oeste). Duas árvores de grande porte caíram sobre os muros da escola na tarde de sábado, assustando a vizinhança.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal causou 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

“Eu estava na varanda quando vi a árvore tombando, seguido de um barulho muito forte. Foi um misto de susto e medo. A gente nunca imagina que duas árvores deste tamanho e que, aparentemente, não pareciam estar condenadas, seriam arrancadas assim, pela raiz”, conta a dona de casa Ana Oliveira, que mora em frente à escola.

Imagem ilustrativa da imagem Temporal causou 215 quedas de árvores e 73 destelhamentos em Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Leia também: Municípios do Norte ainda estão sem água nesta segunda

RAJADAS DE VENTO

As rajadas de ventos em Londrina chegaram a 74km/h, acompanhadas por 87,8mm de chuva no sábado. Muitas famílias tentam recuperar os prejuízos causados pelo temporal e precisam de doações de materiais de construção, roupas, móveis, utensílios e alimentos.

O MNDH (Movimento Nacional de Direitos Humanos) está apoiando as famílias atingidas. Quem puder ajudar pode entrar em contato com a Wal pelo telefone (43) 99160-7896, que indicará as famílias que podem receber o material. No assentamento Primavera, na região norte, também está pedindo ajuda. Mais informações com Graça, pelo fone (43) 9 8459-3080. (Colaborou Vitor Ogawa)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.