Após temporal, municípios da RML ainda estão sem água e energia elétrica
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Vitor Struck - Grupo Folha
Após o forte temporal que castigou o Paraná entre a tarde deste sábado (23) e a manhã deste domingo, funcionários da Copel (Companhia Paranaense de Energia Elétrica), militares do Corpo de Bombeiros e integrantes da Defesa Civil nos municípios continuam trabalhando para restabelecerem os serviços essenciais em 100% dos domicílios afetados. Os estragos causados pela chuva e pelas rajadas de ventos foram capazes de deixar 552 mil domicílios do Paraná sem o fornecimento de energia elétrica, sendo que 144 mil unidades consumidoras ainda registravam a interrupção do serviço na tarde deste domingo. No auge do temporal, 133 mil unidades consumidoras da região Norte ficaram desligadas.
Conforme balanço divulgado pela Copel na manhã desta segunda-feira, 20 mil unidades consumidoras amanheceram sem energia na Região Norte do Paraná. Ao todo, 257 postes foram danificados.
Já segundo a Sanepar, problemas no fornecimento da energia elétrica ainda afetam o abastecimento de água em municípios como Itaguajé, Santa Inês e Primeiro de Maio, além dos distritos Bentópolis (Guaraci), Santa Margarida e Santa Terezinha (Bela Vista do Paraíso), Campinho (Arapongas) Jacutinga e Alto Porã (Ivaiporã) e Warta (Londrina).
ALVORADA DO SUL
Municípios da RML (Região Metropolitana de Londrina), como Jataizinho e Alvorada do Sul estão na lista dos mais prejudicados pelo temporal e pelas rajadas de ventos que atingiram até 90 km/h na região.
O município de Alvorada do Sul foi fortemente castigado pelo temporal, de modo que cerca de metade dos domicílios permanecia sem energia elétrica e água ainda na manhã desta segunda-feira, estimou uma funcionária da Prefeitura ouvida pela reportagem. Além das dezenas de residências que foram afetadas, uma agência bancária acabou sendo destelhada e um ginásio de esportes perdeu parte da cobertura durante o vendaval deste sábado.
Entretanto, o incidente de maior gravidade foi registrado em uma fábrica do setor vestuário. Localizada às margens de uma rodovia, a edificação não resistiu aos fortes ventos registrados já durante a noite deste sábado, contou à FOLHA o secretário de Defesa e Integração Social de Alvorada do Sul, Adessio Bufalo. A confecção de roupas possui cerca de 80 funcionários e presta serviços para uma famosa marca de roupas. “Graças a Deus, nenhum ferido”, informou o secretário, que está afastado por conta de um tratamento de saúde.
O prefeito Marcos Pinduca (PSD) esteve reunido com os secretários durante a manhã desta segunda-feira.
JATAIZINHO
O fornecimento de energia elétrica ainda não havia sido restabelecido em 100% dos domicílios de Jataizinho.
A Coordenadoria de Defesa Civil do município informou que vem trabalhando na recuperação dos estragos desde as primeiras horas do temporal, e que o objetivo é retomar o fornecimento o quanto antes.
ARAPONGAS
Os fortes ventos registrados em Arapongas durante o final de semana causaram ao menos dois destelhamentos e a queda de dez árvores localizadas na área urbana, entre a noite de sábado e a manhã deste domingo. Conforme o Corpo de Bombeiros, os destelhamentos foram registrados nas ruas Cigarra Azulada e Falcão do Peito Laranja.
Alguns domicílios chegaram a ficar sem energia elétrica por algumas horas, porém o serviço foi restabelecido rapidamente, avaliou a coordenadora da Defesa Civil de Arapongas, Caroline Gonçalves Artacho.
Quando considerados, também, os municípios de Apucarana, Jandaia do Sul e Novo Itacolomi, o Corpo de Bombeiros recebeu 30 registros por conta da chuva no período.
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1