Para continuar a fornecer os cuidados adequados aos cães e gatos que foram vítimas de maus-tratos, a Sema (secretaria municipal do Ambiente) publicou licitação voltada a contratar um serviço de hospedagem desses animais. Com prazo para receber propostas até o dia 28 de janeiro, o pregão presencial no 006/2022 abrange, além da hospedagem, as ações de banho, tosa, banho medicinal e transporte para clínica veterinária.

Imagem ilustrativa da imagem Sema procura hospedagem para cães e gatos resgatados
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

O serviço é direcionado para o atendimento de até 33 gatos e 21 cães, pelo período de um ano. O investimento realizado pela Prefeitura será de até R$ 495.811,47.

Atualmente, o serviço de hospedagem de animais da Sema atende 32 gatos e 9 cães. Como o contrato atual se encerra em breve, a nova licitação visa a continuidade do auxílio prestado a esses animais e outros que sejam apreendidos em futuras ações, e por isso o número de vagas foi expandido.

A diretora de Bem-Estar Animal da Sema, Graziella Damante, explicou que os cães e gatos contemplados pela medida são exclusivamente aqueles que foram apreendidos de lares onde sofriam maus-tratos e corriam risco de morte.

Segundo Damante, o objetivo do órgão é reabilitar esses animais e encaminhá-los para a adoção, sendo que o atendimento é feito de forma minuciosa. “É natural que os cães e gatos que estão hospedados precisem, ocasionalmente, de banho, tosa ou banho medicinal para tratamento de alguma doença. Quando recebemos do hotel a informação de que algum dos animais necessita desses procedimentos, o veterinário da DBEA faz a análise para a liberação. Em relação ao transporte de cães e gatos até a clínica veterinária, esse serviço é feito pela própria Sema em dias e horários regulares, mas quem deve realizá-lo em situações emergenciais é a própria prestadora”, frisou.

LEIA TAMBÉM:

- Projeto em Londrina leva cães nas escolas

- Assustados, animais fogem de casa na virada do ano

COMO ADOTAR

Quem tiver interesse em adotar um dos cães e gatos reabilitados pela DBEA deve acessar a página do órgão, onde se encontram fotos dos animais e o formulário para a adoção, assim como outras informações sobre os procedimentos. Após o preenchimento do formulário on-line, o órgão analisará o perfil do candidato e, caso seja aprovado, contatará o interessado para agendar a entrega do animal e a assinatura do termo de adoção.

Entre os requisitos para se adotar um cão ou gato, estão ter idade mínima de 18 anos, possuir um local apropriado para acolher o animal e oferecer a atenção e o cuidado necessários.

COMO DENUNCIAR

Para denunciar situações de maus-tratos aos animais, a população pode acessar o formulário disponível no site da Prefeitura. Após o recebimento das denúncias, a DBEA encaminha suas equipes para as ações de fiscalização, sendo que os cães e gatos que se encontram em risco de morte são apreendidos pelo órgão.

Todas as situações de maus-tratos aos animais estão descritas na lei municipal nº 12.992/2019, que ampara o trabalho da Sema. Além disso, a lei federal n.º 14.064/2020 estabelece a pena de dois a cinco anos de prisão por esses crimes, além de multa e proibição da guarda do animal. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1