Natália Luie Nishikawa  e Alana Barusso Lazari: vontade de ter um projeto e ajudar as pessoas
Natália Luie Nishikawa e Alana Barusso Lazari: vontade de ter um projeto e ajudar as pessoas | Foto: Arquivo Pessoal

Até onde a leitura pode te levar? No caso da advogada Alana Barusso Lazari e da contabilista Natália Luie Nishikawa o resultado tem sido a solidariedade. Amigas há cerca de cinco anos, decidiram escrever uma nova história com um projeto social. Por meio de um sebo on-line beneficente, as duas têm colaborado com entidades assistenciais de Londrina e da região. Cada livro vendido tem o valor convertido em sua integralidade para doações.

“Tínhamos uma vontade em comum de ter um projeto social e ajudar as pessoas. Com a pandemia de coronavírus isso ficou ainda maior e resolvemos colocar em prática”, lembram as moradoras de Londrina e Cambé. Após “trabalharem” a ideia por algumas semanas, criaram uma conta no Instagram - @sobrelivroseamor_ - e partir de então começaram a publicar os títulos disponíveis.

Em um primeiro momento foram divulgados os livros que as duas já tinham, por manterem o hábito da leitura desde crianças, mas pouco a pouco a corrente do bem foi crescendo com a ajuda de colegas e parentes. Atualmente são aproximadamente 300 obras em estoque, guardadas nas casas das amigas, que transformaram os imóveis em verdadeiras bibliotecas. A precificação se baseia no preço de mercado ou até em valores mais baratos do que os praticados.

Neste primeiro mês de projeto foram vendidos 115 livros, arrecadando R$ 2,6 mil. O envio acontece para todo o Brasil, incluindo o custo do frete. Em Londrina e Cambé, dependendo da localidade, a entrega é pessoalmente. “Foi uma adesão muito grande. Tentamos manter tudo dentro do Instagram. A pessoa manda mensagem, comenta na postagem mostrando interesse. Passamos os dados da conta, combinamos o Correio. Fica mais fácil para duas”, destacou Nishikawa . Ambas mantém a iniciativa nas horas vagas e fins de semana.

Com o dinheiro angariado em março foram compradas caixas de leite e ração. A ONG Viver recebeu 216 litros; o Lar Santo Antônio, em Cambé, 264; e a ADA (Associação Defensora dos Animai) 180 quilos de alimento para os animais que cuida. “Ao entregarmos no Lar Santo Antônio, a assistente social relatou que no dia anterior tinha falado para a irmã que estava acabando o leite. A irmã disse para ela ter fé na providência divina. Isto não tem preço. Estamos satisfeitas, fazendo a diferença”, contou Lazari .

Concomitante com o amparo social está acontecendo o incentivo à leitura. “Tem o viés em que as pessoas são carentes de educação, tem sustentabilidade, pois, fazemos ‘girar’ os livros. Vemos mães querendo incentivar filhos a novas leituras, pessoas pegando uma obra que nunca tiveram coragem de ler”, refletiram.

Leia também:

Mural da Esperança homenageia trabalhadores da saúde em Londrina

UEL pede doações para ajudar famílias da zona norte de Londrina

META

Quem desejar, além de adquirir um livro, também pode doar, com exceção de exemplares didáticos, desde que esteja em bom estado de conservação. A ideia é alternar as entidades beneficiadas mensalmente. “A meta é ajudar todos os tipos de instituição: idosos, crianças, pessoas em situação de rua, animais. Está sendo extremamente gratificante, superando as expectativas. Queremos crescer e crescimento representa arrecadação maior e isso representa mais pessoas que vão ser ajudadas.”

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1