Imagem ilustrativa da imagem Mural da Esperança homenageia trabalhadores da saúde em Londrina
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

Cada letra, carregada de sentimento, forma uma palavra de reconhecimento. Juntas, as dezenas de mensagens resultam num grande mural de gratidão ou, como foi “batizado”, de esperança. Um painel foi instalado no Centro de Imunização da Zona Norte de Londrina, na avenida Saul Elkind, para que as pessoas que vão se vacinar contra a Covid-19 possam deixar seu recado para os trabalhadores da saúde. A iniciativa é da secretaria municipal de Saúde e foi uma surpresa para os servidores, que estampam o quadro por meio de uma foto.

Morando em Londrina há oito meses, desde que mudaram de Matinhos (Litoral), o casal Mario Toledo, 66, e Liene de Vito, 65, atravessou a cidade atraídos pela “fama” do centro. Fizeram questão de deixar um recado na tela. “Vivemos nas proximidades da avenida Inglaterra e viemos tomar a primeira dose aqui depois que vimos a repercussão positiva nas redes sociais, muitos elogios”, relataram, já fazendo planos para o futuro. “Quando tudo isso passar queremos começar a frequentar o centro de convivência”, projetaram.

O centro de imunização funciona de segunda a segunda. Durante a semana o atendimento vai das 8h às 23h. Aos sábados o trabalho é até as 21h e no domingo encerra às 19h. Somente no último fim de semana foram vacinadas quase 3.500 pessoas. Profissionais de várias classes da saúde se revezam em três períodos para dar conta da demanda. São aproximadamente 60 servidores municipais por turno.

“Foi uma iniciativa para que os pacientes que são atendidos possam externar o sentimento que têm. A grande maioria (dos recados) que deixam para os servidores é de gratidão e esperança, até para dar força devido ao serviço que temos, que é bastante árduo. São palavras muito bonitas”, destacou Erika Tudisco, coordenadora do espaço.

CARINHO

Apesar da máscara, foi possível ver a alegria estampada no rosto do operador de caldeira aposentado José Unbelino da Silva, 78, após ser imunizado com a segunda dose da Coronavac. “Muito bacana. Aplicaram com tanto carinho a injeção que não senti. Fui bem atendido”, brincou. “Dá mais segurança, porém, vou continuar me cuidando e em casa”, lembrou.

A esposa dele, Maria, que tem 72 anos, também foi vacinada no local e nem precisou sair do carro, deixando a família ainda mais grata. “No dia ela estava com uma dor na perna e vieram até o carro aplicar a vacina. Os servidores são muito atenciosos”, elogiou a filha do casal de idosos, a dona de casa Maria Auxiliadora Bernardino.

As amigas Doraci Galvão, 77, e Marilene de Pinho, 77, foram em busca da segunda dose do imunizante e saíram satisfeitas. “Moramos no centro e o agendamento da primeira dose calhou de ser aqui. Resolvemos voltar. Atendimento maravilhoso, foi rápido. Estamos vacinadas graças a Deus”, comemoraram.

Leia também:

Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas começa em 38 UBS de Londrina

Qual máscara usar: de tecido, cirúrgica ou PFF2?

FORÇA PARA CONTINUAR

Em apenas quatro dias desde que foi colocado no corredor de saída do centro, o mural já está praticamente cheio. A expectativa é que um novo painel possa ser disponibilizado. Desde que a estrutura do Centro de Convivência da Pessoa Idosa da Zona Norte foi cedida para a Saúde, em fevereiro, os trabalhadores vêm recebendo várias homenagens e presentes, como livros e doces. Um incentivo para quem está na linha de frente em meio a uma doença tão perigosa.

Logo na entrada, um paciente deixou um cartaz agradecendo os “heróis e heroínas por aplicarem a semente da vida”. Também há um pedido: “vacina já para todos e todas”. “Isso dá força para podermos seguir dia a dia. Temos servidores que perderam parentes para o coronavírus, pacientes que vêm e também perderam alguém. A vacina é aquela gotinha de esperança que temos para o fim da pandemia. Tanto carinho demonstra que estamos no caminho certo”, elencou a enfermeira Erika Tudisco.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1