Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas começa em 38 UBS de Londrina
| Foto: Vivian Honorato/N.Com

As crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas começaram a ser vacinadas nesta segunda-feira (12) em Londrina contra a Influenza, vírus que causa a gripe. A campanha é nacional e em Londrina acontece em 38 UBS (Unidades Básicas de Saúde), nas zonas urbana e rural, de segunda a sexta, das 7h às 19h. Para evitar aglomerações a vacinação deve ser agendada em uma dessas unidades por telefone.

Alessandra Patrícia Figueiredo que mora próximo à UBS Carnascialli, na zona norte da cidade, sabia que a campanha começava hoje, mas não sabia que era preciso agendar. Como a procura ainda estava tranquila na unidade, ela vacinou a filha Alexya Soares Figueiredo, 3. “Quanto antes ela ficar protegida, melhor. A ideia de vir cedinho foi justamente pensando no movimento que pode aumentar ao longo do dia”, disse. A estimativa é de que cada unidade tenha capacidade de aplicar de 50 a 100 doses por dia.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas começa em 38 UBS de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Diferente de anos anteriores, a vacinação contra Influenza em 2021 está começando pelas gestantes, puérperas e crianças. “Por conta do intervalo necessário entre a vacina da gripe e da Covid-19, que é de 14 dias, estamos iniciando a campanha de Influenza com esse público que não faz parte da imunização contra o coronavírus. Lembrando que a cobertura vacinal deve ser acima de 90%”, destacou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. Tradicionalmente, a ação começa imunizando as pessoas da terceira idade.

O público de crianças e gestantes normalmente registra uma baixa cobertura vacinal durante as campanhas de imunização. A estimativa da secretaria é contemplar 36.112 crianças, 5.259 gestantes e 864 puérperas. Ao confirmar a baixa procura por esses grupos, Machado pede para que as famílias fiquem atentas e “garantam esse direito sagrado de a criança de tomar vacina. Vamos entrar no período de circulação do vírus influenza, que é um vírus respiratório grave e que, em caso mais extremos, pode levar ao óbito”.

Grávida de 29 semanas, Adrielle Fernanda Elias Montini fez questão de se vacinar ao saber do início da campanha durante a consulta de pré-natal na UBS. Ela e o filho Davi, 3, foram um dos primeiros a serem imunizados contra a Influenza, na UBS Carnascialli. “Eu sempre mantive nossas carteiras de vacinação em dia. É uma sensação de proteção para todos nós”, comentou.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas começa em 38 UBS de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

A vacina utilizada na campanha é trivalente, ou seja, é eficaz e protege contra as três cepas (linhagem A H1N1 e H3N2, e linhagem B Victoria) do vírus que tiveram maior circulação recentemente. A aplicação é em dose única, exceto para crianças que estejam recebendo pela primeira vez. Nestes casos, os pais ou responsáveis devem agendar a segunda dose também.

IDOSOS

No cronograma da secretaria municipal de Saúde, os idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada, devem ser imunizados contra a gripe no período entre 11 de maio e 8 de junho.

Na terceira etapa, com encerramento previsto em 9 de julho, serão vacinadas pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, e forças armadas. E ainda os funcionários do sistema prisional, população privadas de liberdade e adolescentes e jovens em medias socioeducativas. (Com N.Com)

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra gripe em crianças, gestantes e puérperas começa em 38 UBS de Londrina
| Foto: Micaela Orikasa/Grupo Folha

Os telefones e endereços das unidades podem ser conferidos aqui.

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.


Leia mais: Regional de Saúde de Londrina distribui 31.500 doses para vacinação contra a gripe