A secretaria municipal de Saúde reabriu o agendamento on-line - no site da Prefeitura de Londrina - para a vacinação contra Influenza dos idosos de 60 a 79 anos que ainda não receberam a imunização. As doses serão aplicadas no sábado (18) e depois desta data este público não terá mais oportunidade de ser imunizado na rede pública. Na semana que vem vai começar a campanha para o segundo grupo classificado pelo Ministério da Saúde, incluindo caminhoneiros.

Dez mil doses que chegaram ao município serão aplicadas no sábado
Dez mil doses que chegaram ao município serão aplicadas no sábado | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Também poderão agendar para o fim de semana os profissionais de saúde que não têm vínculo com o poder público, como trabalhadores de clínicas. Foram recebidas 13 mil doses da 17ª Regional de Saúde para encerrar a primeira fase da vacinação. A aplicação ficará concentrada em seis locais, em diferentes regiões da cidade: UBS (Unidades Básicas de Saúde) do Alvorada, San Izidro, Guanabara, Maria Cecília, Vila Ricardo, além do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Valéria Veronesi, a Super Creche.

LEIA TAMBÉM:

Indústria e construção civil iniciam retomada em clima de incerteza

Maioria respeita decreto de uso de máscara no Terminal Central de Londrina

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde do município, Sônia Fernandes, cerca de 80% de uma população de 66 mil idosos com 60 anos ou mais já foram imunizados contra a gripe em Londrina. “As vagas que estamos colocando para sábado são para dar conta de vacinar o público que falta”, afirmou. “Não adianta procurar a unidade diretamente no sábado, que não será vacinado. Somente quem fez o agendamento”, advertiu.

Para os homens e mulheres com 80 anos ou mais que ainda não receberam a dose, os servidores da saúde vão até a residência na próxima semana. A secretaria identificou um número maior de idosos nesta faixa etária do que os dados apontavam. “Vacinamos praticamente a mesma população do ano passado, mas ainda têm pessoas ligando nos postos solicitando. Para elas, a vacinação vai continuar no domicílio”, destacou.

SEGUNDA FASE

Já a partir da próxima segunda-feira (20) o foco da vacinação é o grupo formado por profissionais das forças de segurança e salvamento, como bombeiros, policiais civis e militares, guardas municipais; doentes crônicos, cardíacos, diabéticos, com doença pulmonar destrutiva; apenados; trabalhadores do sistema prisional; motoristas de transporte coletivo e a novidade, que são os caminhoneiros.

Para estes públicos ainda será definida a forma de atendimento, que deverá ser divulgada pela secretaria de Saúde nos próximos dias. “Não vamos deixar que seja livre procura. Deveremos abrir uma agenda diária em todas as unidades, mas vamos esperar sábado para não confundir os agendamentos”, avisou Fernandes. Para esta segunda fase foram recebidos, inicialmente, dez mil frascos.

Nacionalmente, campanha neste novo estágio inicia nesta quinta-feira (16), entretanto, o prazo foi postergado em Londrina pela dificuldade de conseguir as doses. “Recebemos as vacinas de forma parcelada, o que dificulta o planejamento. Não temos informação, por exemplo, de quando será a próxima remessa e quanto. Por isso, só conseguimos planejar a partir do momento que a vacina está com o município”, esclareceu.

ESTRATÉGIA

A intenção é que exista uma ação especial para aplicação em caminhoneiros, com a imunização acontecendo diretamente nas empresas que reúnem estes trabalhadores. A secretaria municipal de Saúde informou que vai entrar em contato com os estabelecimentos da área. A estratégia é não “carregar” as unidades e evitar demora no atendimento.

VACINA DE ROTINA

Por recomendação do Ministério da Saúde, estados e municípios adiaram a vacinação de rotina, principalmente das crianças, desde que os casos de coronavírus no País foram registrados. A expectativa é que isto seja retomado nos próximos dias, mas mudanças. “Estamos planejando para que volte a acontecer nas UBS, porém, com agendamento e não por livre demanda como era feito anteriormente”, frisou a diretora de Vigilância em Saúde.

SERVIÇO - O agendamento da vacinação para idosos entre 60 e 79 anos e profissionais da saúde pode ser feito pelosite www2.londrina.pr.gov.br/sistemas/agendamentoGripe/.