|
  • Bitcoin 122.623
  • Dólar 5,0950
  • Euro 5,2474
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 28/02/2022, 15:50

Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Londrina comemora 70 anos

Para celebrar a festividade, o Santuário lança uma Bíblia com capa comemorativa

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

Foto: Divulgação/Arquivo Santuário
menu flutuante

O dia 1º de março de 2022 é especial no Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova, região central de Londrina. A data marca os 70 anos de criação e fundação da paróquia, que recebeu, nesta data, em 1952, o primeiro pároco, padre Beno Wernner, designado pela então Diocese de Jacarezinho.

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora Aparecida  em Londrina comemora 70 anos Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora Aparecida  em Londrina comemora 70 anos
|  Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha
 

A comunidade celebra o Jubileu de Platina daquela que é considerada a segunda paróquia de Londrina, em seguida apenas à Igreja Matriz, hoje Catedral Metropolitana. Além das comemorações do Ano Jubilar, desde o ano passado, para celebrar a festividade, o Santuário lança uma Bíblia com capa comemorativa, que será vendida a R$ 40.

“Essa data é de uma grande alegria para a comunidade, mas, sobretudo, para Londrina, que, desde os primórdios da cidade cultiva a devoção a Nossa Senhora Aparecida”, afirma o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. A movimentação da comunidade teve início em 1940, com a inauguração da primeira capelinha de madeira, em maio daquele ano.

Os frequentadores, então moradores no novo bairro – Vila Nova – rezavam o terço, faziam quermesses e festas, além de realizarem jogos de futebol. Havia missas pelo menos uma vez ao mês, quando vinha celebrar o pároco da matriz.

CAPELINHA 

Os relatos dos pioneiros e os arquivos do Santuário contam que a construção da primeira capelinha foi realizada pelo pioneiro Benjamin Nalim porque uma de suas filhas estava doente. Ele prometeu que, se ela melhorasse, construiria a capela em honra a Nossa Senhora Aparecida, de quem era devoto.

A filha melhorou e ele cumpriu a promessa, construindo a capela num de seus terrenos, na Vila Nova. O pioneiro foi até o Santuário Nacional, em Aparecida, buscar imagens da santa para adornar o espaço. A inauguração foi no dia 11 de maio de 1940, conforme relato no jornal Paraná Norte.

 LEIA TAMBÉM:

A arquitetura dos pioneiros de Londrina na mira de um artista

Em 1943, a comunidade criou uma comissão para construir uma igreja maior. Até que, em 1952, o padre Beno Wernner foi designado para a Vila Casoni, que ficava ao lado da Vila Nova. Como lá não havia igreja construída e havia obstáculos das leis de urbanização para a construção, então o sacerdote foi enviado à capelinha da Vila Nova.

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora Aparecida  em Londrina comemora 70 anos Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Nossa Senhora Aparecida  em Londrina comemora 70 anos
|  Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha
 

Logo a comunidade se organizou para construir um novo templo, com chão de cimento. E o desenvolvimento da comunidade acompanhou o crescimento do bairro. “Nossa comunidade cresceu na devoção à padroeira do Brasil e essa fé, hoje, é conhecida nacionalmente, através das mídias sociais”, afirma o padre Rodolfo.

De acordo com pároco e reitor, a fé dos pioneiros hoje é potencializada pelas mídias sociais e as atividades do Santuário são conhecidas e transmitidas para todo o Brasil e o mundo. “Não somente a Festa da Padroeira, tradicional evento que ocorre no dia 12 de outubro, mas, também, as preparações para batismo e casamento, algumas missas e outras atividades”, ressalta o sacerdote.

A Bíblia com capa comemorativa é mais uma das inúmeras ações que o Santuário realiza no Ano Jubilar, iniciado em outubro de 2021 com término em outubro de 2022. Já foram realizadas homenagem aos pioneiros e lançamento de selo comemorativo, entre outras coisas. (Com informações do Santuário)

* Foto: Divulgação/Arquivo Santuário

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1