No Santuário de  Aparecida do Norte do Paraná serão realizadas várias missas ao longo do dia, à noite ocorre a Coroação da Imagem de Nossa Senhora
No Santuário de Aparecida do Norte do Paraná serão realizadas várias missas ao longo do dia, à noite ocorre a Coroação da Imagem de Nossa Senhora | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Cerca de seis mil fiéis devem passar pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, na Vila Nova em Londrina, neste feriado de terça-feira (12). No local serão celebradas oito missas ao longo dia para comemorar o Jubileu de Platina (70 anos como paróquia) e o Jubileu de Prata (25 anos como santuário). A programação inclui ainda o batismo de nove crianças que será realizado ao meio-dia e a Coroação de Nossa Senhora, que ocorre durante a missa das 19 horas. Todas as vagas para assistir às celebrações presencialmente foram preenchidas, mas o público poderá acompanhar os eventos pelas redes sociais do Espaço Mariano na internet.

“As equipes da nossa paróquia começaram a trabalhar às 2 horas da madrugada para poder recepcionar todo o povo que se programou para celebrar nossos jubileus e saudar Nossa Senhora Aparecida. Nesse momento crítico de pandemia, é Ela quem intercede por nós, pois conhece bem nossas atribulações pelo fato de também ter passado por muitas dificuldades durante a vida dela”, afirmou o padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário.

Ele explica que devido a pandemia as celebrações terão um público reduzido. “Nos anos anteriores à pandemia a gente recebia uma média de 35 mil pessoas no Dia de Nossa Senhora Aparecida. Tivemos que reduzir nossa capacidade de público para poder garantir a segurança do público” ressaltou sobre o limite de 600 pessoas a cada uma das missas programadas para às 5h, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h. Todas as vagas abertas foram preenchidas mediante agendamento prévio pela internet. Os protocolos sanitários incluem ainda o uso obrigatório de máscaras, álcool em gel e aferição de temperatura.

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Aparecida em Londrina deve receber 6 mil fieis no feriado
| Foto: Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress

Apesar das vagas para as missas estarem preenchidas, dezenas de pessoas formaram filas em frente à paróquia para tentar assistir à missa das 9 horas. “Quando fui agendar, não havia mais vagas. Mesmo assim decidi vir tentar a sorte. Cheguei às 7h30 e pediram para aguardar, porque se houver desistência eles nos deixarão assistir à missa”, afirmou a professora Josilene Margonato pouco antes de ter sua entrada autorizada pela equipe que fazia o monitoramento do público.

A servidora pública Cristiane Castro também acordou cedo para acompanhar a missa das 7 horas. “Vim agradecer Nossa Senhora Aparecida pela saúde da minha família e pedir proteção ao filho que estou esperando e que deve nascer daqui a um mês”, comentou ao lado da mãe Cristiane e do esposo Elvis Margonato. Já a assistente Vanda Cunha aproveitou a oportunidade para cumprir uma promessa feita à santa padroeira do Brasil. “Vim agradecer a uma graça recebida. Trouxe fotos de toda a minha família para deixar na sala das promessas da paróquia como sinal de gratidão”, enfatizou.

Além das missas, a programação do Santuário de Aparecida conta ainda com o batismo de nove crianças que será realizado ao meio-dia. “Essa é uma maneira de homenagear e honrar Nossa Senhora Aparecida, nossa Mãe e Padroeira, além de celebrar o Dia das Crianças. Muitas pessoas sempre quiserem batizar seus filhos no Dia da Padroeira, mas, nunca conseguimos atender porque este é um dia muito agitado. Desta vez, nós nos organizamos para poder realizar este sacramento”, destacou Renata Volpe, coordenadora da Pastoral Familiar. A agenda será encerrada às 19 horas quando acontecerá a troca do manto da imagem de Nossa Senhora durante a última missa do dia.

Programação do Dia da Padroeira (12 de Outubro):

11h – Padre Romão Martins

12h – Batismo de 9 crianças no Espaço Mariano (fechado para o público)

13h – Padre Valdomiro Rodrigues

15h – Dom Geremias Steinmetz, arcebispo de Londrina (transmissão pela Rádio Alvorada e TV Evangelizar)

17h – Padre Marcelo Cruz (transmissão pela Rádio Paiquerê 91,7)

18h – Padre Cláudio Marinoni (Bênção das Crianças, online)

19h – Dom Geremias Steinmetz (troca do manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida)

Em seguida – Coroação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Link para transmissões das missas:

https://www.youtube.com/channel/UCyi0_fzm1I98Tn5dS5Whj_g