O motorista que passa pela região das avenidas Leste-Oeste e Rio Branco deve ficar atento. Nos próximos dias, a rotatória que fica no cruzamento das duas vias será totalmente bloqueada. Atualmente, a rotatória já está fechada para quem está no sentido norte-centro. Segundo a Prefeitura de Londrina, a interdição é necessária para a sequência das escavações da trincheira que está sendo construída desde o começo do ano passado no lugar.

“Em cima da trincheira estamos construindo longarinas que vão servir de apoio para a pista da Rio Branco, que vai cruzar a trincheira. São mais de 30 longarinas. Tem dez executadas e precisa de espaço para poder trabalhar. Por isso, a necessidade de entrar na rotatória”, pontuou o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa.

O bloqueio estava previsto para iniciar nesta segunda-feira (14), no entanto, foi transferido para a próxima segunda (21) por conta das chuvas dos últimos dias, que encharcaram o solo, impossibilitando o avanço dos serviços, de acordo com o município. O sistema de desvios está sendo implantado no entorno para oferecer opções para os condutores que estiverem na avenida Rio Branco no sentido à zona norte da cidade.

Quando a interdição acontecer, quem estiver descendo a Rio Branco terá que virar na Leste-Oeste e pegar um dos dois retornos à esquerda. O primeiro fica a cerca de 50 metros de distância da rotatória. “Todo canteiro de obra tem redução de velocidade. A velocidade normal da via é de 60 km/h, mas quando tem obra, a sinalização de obra sobrepõe a sinalização rotineira. A sinalização vai baixar para 40 km/h no local da obra”, alertou Sérgio Dalbem, diretor de Trânsito da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização).

Um ano depois do início dos serviços, obra está com apenas 25% de execução
Um ano depois do início dos serviços, obra está com apenas 25% de execução | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

SEMÁFORO

A rua Cabo Verde também terá alterações, passando a ser sentido único em direção à Leste-Oeste. Uma conversão foi aberta no meio do canteiro da avenida, com instalação de semáforo. “Já vamos deixar o semáforo da Cabo Verde funcionando para as pessoas irem se acostumando das rotas alternativas. Esse semáforo é para quem está subindo a rua Cabo Verde e vai para o centro e para quem está na Leste-Oeste (sentido centro-oeste) e quer fazer o retorno”, detalhou Dalbem.

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ATRASO

A construção da trincheira tem previsão de término no contrato em janeiro de 2023. No entanto, com praticamente um ano de intervenções foram executados apenas 25% dos trabalhos. “Foi feita a readequação no cronograma da obra e esperamos que à medida que a gente libere a rotatória para a empreiteira, a empresa tenha condição de recuperar o tempo", ponderou João Verçosa.

Até o final da obra estão programados outros pontos de bloqueio, o que deve impactar no trânsito. “Na hora que formos fazer interligações com a parte das galerias que foram executadas na Rio Branco vamos ter que fazer a interdição na Leste-Oeste. Mas será num período mais curto, porque paralelamente a isso vamos subir com a galeria que falta ainda, da Araguaia, subindo a Rio Branco”, destacou o secretário de Obras e Pavimentação.

O custo total é R$ 25,5 milhões, montante que engloba ciclovia, novo sistema de drenagem, pavimentação reforçada e iluminação, entre outras melhorias. A empresa contratada, via licitação, é a TCE Engenharia, que tem sede em Curitiba.

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