A secretaria municipal de Educação de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) definiu o retorno das aulas presenciais em toda a rede de ensino em 20 de julho, após o recesso escolar. Um decreto publicado no final da semana passada autorizou a retomada, que será híbrida, ou seja, parte das crianças frequentam as escolas enquanto que as demais continuam estudando em casa. A pasta enviou um questionário para saber quais famílias pretendem encaminhar os filhos.

Imagem ilustrativa da imagem Rolândia define para julho retorno do ensino presencial
| Foto: Jean Basaglia - Prefeitura de RolândiaITORIO

O levantamento está sendo devolvido às unidades escolares, que vai repassar para a secretaria de Educação. “A partir disso vamos ter o percentual que retornará e que vai seguir remoto, por isso esse período mais distante (para a volta). Acreditamos que quem desejar ficar no remoto receberá roteiro, porque são poucos os pais que têm internet em casa para acompanhar a aula ao mesmo tempo daqueles que estão na escola”, detalhou Leise Camargo, secretária municipal de Educação.

Rolândia tem sete mil alunos matriculados na rede municipal. A estimativa é que entre 3.500 e quatro mil voltem a frequentar as escolas, incluindo o berçário e indo até o quinto ano do fundamental. Por enquanto, das instituições que já direcionaram as informações para a pasta, entre 50% e 60% das famílias mostraram interesse no presencial.

Como os prédios educacionais da cidade não têm padrão, o número máximo de estudantes por sala vai depender de cada instituição. “Vamos seguir a orientação do Estado, que determina o distanciamento de um metro e meio. Se uma turma tem 25 alunos, 12 famílias fazem a opção pelo retorno no presencial. Se comportar 12 alunos respeitando o distanciamento, poderão ir todos, se não comportar, terá que fazer rodízio”, exemplificou.

Antes da retomada, a partir do dia 31 de maio, será feita uma avaliação diagnóstica presencial para os estudantes que os pais liberarem. “É para saber como está o ensino da criança. Se estiver numa situação preocupante, vamos chamar antes de 20 de julho para reforço.”

LEIA TAMBÉM:

- Ibiporã inicia atendimento individual presencial de alunos

- Salas vazias no retorno dos colégios estaduais em Londrina

ACOMPANHAMENTO

A secretária ainda frisou que tudo pode mudar conforme a situação da pandemia de coronavírus e o avanço da campanha de imunização contra a doença. “Iniciamos a vacinação dos trabalhadores da educação. Esta semana está na faixa etária de 50 a 59 anos, principalmente para quem tem 50. Torcemos para que a grande maioria tenha sido vacinada (até o retorno). Acompanhamos muitos os números e estamos sempre em contato com a secretaria de Saúde”, pontuou. São 680 profissionais entre professores e operacionais.

CAMBÉ

As crianças voltaram às salas em Cambé na semana passada. Com modelo híbrido, cerca de 3.800 alunos da educação infantil e fundamental um estão estudando presencialmente desde então. O município conta com dez mil estudantes na rede municipal.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.