Segurança, lazer e uso do espaço público. Com a revitalização de praças públicas no centro de Londrina e nos bairros, moradores e comerciantes estão mudando os olhares para esses espaços que, em muitos endereços, haviam se tornado sinônimo de insegurança e abandono.

Um bom exemplo é a praça Dom Pedro, na avenida Tiradentes (zona oeste), que acaba de ser entregue pela construtora Urban Green Serviços Urbanísticos. A reforma do espaço era aguardada há anos, com muita expectativa entre a vizinhança. As obras começaram em março deste ano, com a previsão inicial de ser entregue em julho, mas foi concedido um aditivo de prazo de 30 dias que se encerra neste sábado (13).

PRAÇA DOM PEDRO

A secretaria municipal de Obras e Pavimentação assinou o termo de recebimento provisório de obras na quarta-feira (10), o que significa que os serviços já foram entregues pela empreiteira. “Primeiro recebemos o termo provisório, depois tramita toda a documentação e recebemos o definitivo, mas oficialmente a obra já está concluída”, diz o secretário da pasta, João Verçosa.

Nesta manhã, a empresa responsável pela instalação do totem de segurança, o primeiro a ser implantado na cidade, fazia os ajustes finais no local. Nos próximos dias, o equipamento - que funciona com 10 câmeras interligadas à central da Guarda Municipal e conta com um botão de segurança para ser acionado pela população - deverá ser ativado pela secretaria municipal de Defesa Social, que está realizando os últimos testes.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalização de praças anima os londrinenses a ocupar espaços públicos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Ao todo, foram investidos mais de R$ 800 mil aplicados na substituição do piso, novos bancos, luminárias de LED, mesas com quatro lugares, lixeiras, rampas de acesso, piso tátil, entre outras melhorias.

LEIA TAMBÉM:

+ Sem convivência, as praças adoecem

A comerciante Ana Maria Munhoz Passarela comemora o "novo" espaço. “Ficou muito lindo e já mudou um pouco o cenário. A gente vê trabalhadores descansando no horário de almoço e casais de namorados. Há mais de dez anos a gente tem buscado, junto à Prefeitura, alguma medida que tornasse esse lugar mais seguro e apropriado para a vizinhança”, comenta.

Ela tem uma loja de assistência técnica há mais de 30 anos, bem em frente à praça, e lembra que os filhos brincaram muito naquele espaço. “Era uma praça modelo, com módulo policial, parquinho, mini piscina e até um labirinto. Com o passar dos anos, ela foi perdendo essa característica e deixou de ser utilizada pelos moradores. Agora, esperamos também fazer nossa parte, aproveitando e cuidando desse lugar que é de todos”, diz.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalização de praças anima os londrinenses a ocupar espaços públicos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

JOSÉ BONIFÁCIO

Na segunda-feira (8), a praça do Conjunto Habitacional José Bonifácio e Silva, na região leste, começou a ser revitalizada pela Prefeitura. As obras que incluem a reforma da quadra poliesportiva, construção de passeios, mobiliário urbano e paisagismo, já está sendo acompanhada pelos moradores.

“Aqui no bairro está todo mundo vibrando com essa reforma, principalmente as crianças. Minha neta já até pediu uma bicicleta para poder andar pela praça”, comenta Maria da Conceição Ferreira, moradora na região há mais de 30 anos.

Ela conta que o espaço estava acumulando muito lixo e insetos. “Vai ficar mais seguro até porque vai ficar mais iluminado. Com uma cara nova, todo mundo passará a cuidar mais e voltará a utilizar o espaço. É o que todo mundo quer”, diz Ferreira.

Imagem ilustrativa da imagem Revitalização de praças anima os londrinenses a ocupar espaços públicos
| Foto: Micaela Orikasa - Grupo Folha

Para Michele Moreira Lopes, a revitalização irá valorizar o bairro e atender às muitas crianças que moram na região. “Hoje, a gente tem que caminhar uns 20 minutos com as crianças para ir até a praça do bairro vizinho, o Ernani Moura Lima”, conta.

A empresa responsável pelas obras, vencedora do processo licitatório, é a Urban Green Serviços Urbanísticos, a mesma que executou os serviços na praça Dom Pedro. O investimento da Prefeitura será de R$ 498.161,63 e a previsão de término dos trabalhos é dezembro deste ano.

PROGRAMA MUNICIPAL

No caso do conjunto José Bonifácio, foi realizada uma licitação para a revitalização da praça. Porém, o município conta, desde 2018 com o Programa Municipal de Revitalização de Praças e Espaços Públicos, cujas atividades são executadas pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e secretarias municipais de Obras e Pavimentação; Planejamento, Orçamento e Tecnologia; e do Ambiente. Também participam da iniciativa a Sercomtel Iluminação e a Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

O programa já atendeu cerca de 400 logradouros em todo o município. O objetivo é equipar e embelezar locais de uso coletivo, inclusive nos distritos rurais, a fim de oferecer à população espaços agradáveis ao convívio e propícios à prática de atividades físicas. (Com N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1