Imagem ilustrativa da imagem Radares flagram mais de 7 mil infrações em um mês em Londrina
| Foto: CMTU

No primeiro mês em que os radares voltaram a funcionar no trânsito de Londrina, mais de sete mil infrações foram flagradas, a maioria por excesso de velocidade. O balanço foi divulgado pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), que também registrou redução no número de óbitos, atropelamentos e choques de anteparo.

Nos últimos 30 dias, a Central flagrou 7.611 infrações em pontos de maior fluxo de veículos. “Nós esperávamos um número bem menor porque tivemos uma ampla divulgação sobre o funcionamento dos radares e dos 30 aparelhos, 22 já existiam na cidade. A gente esperava um outro comportamento dos motoristas, mas os números mostram que as pessoas ainda continuam desrespeitando a sinalização”, comentou o diretor de Trânsito da CMTU, major Sérgio Dalbem.

Ruas e avenidas da cidade ficaram quase um ano sem fiscalização eletrônica, pois o vínculo com a empresa vencedora da licitação para o monitoramento do trânsito foi questionado no TCE (Tribunal de Contas do Estado). Com a autorização em março de 2021 para retomada da licitação, 30 equipamentos do tipo radar fixo e 20 equipamentos de videomonitoramento com câmeras de movimentação 360º voltaram a operar a partir do dia 1º de junho. Os aparelhos ficam interligados a Central de Fiscalização e Monitoramento Eletrônico, 24 horas por dia.

Dalbem cita a avenida Dez de Dezembro (zona sul) e rodovia Carlos João Strass (zona norte) entre as “campeãs” de infrações por excesso de velocidade. “A velocidade agrava os acidentes. Os atropelamentos e choque contra obstáculos, por exemplo, são acidentes que têm como característica a alta velocidade. O limite (de velocidade) que colocamos nas pistas é aplicada com base em estudos, considerando que os condutores terão condições de evitar um choque”, destacou.

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| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

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MORTES E ATROPELAMENTOS

Dados da CMTU apontam que de maio para junho deste ano as mortes no trânsito tiveram redução de aproximadamente 60%, passando de oito para três óbitos. O número de atropelamentos também apresentou queda de 39% (18 para 11) e as ocorrências de choque reduziram em 28% (18 para 13).

A redução nas estatísticas do trânsito foram significativas no período de um mês, mas se comparadas em um intervalo maior, a diferença é quase nula. Em maio de 2020, a cidade registrava 25 óbitos. No mesmo período deste ano, são 26 mortes. “Tivemos algumas melhoras em pouco espaço de tempo, mas teríamos que ter, pelo menos, três anos de diferença nos registros para considerar uma mudança efetiva no trânsito por comportamento dos condutores. Nosso objetivo é seguir com essa redução até zerar o número de mortes na cidade”, comentou.

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| Foto: CMTU

NOVOS EQUIPAMENTOS

A primeira etapa de implantação dos radares eletrônicos contemplou 30 pontos de monitoramento (22 que os motoristas já estavam acostumados e mais oito novos). A segunda etapa, que ainda não tem data definida para colocação e operação, contará com 35 novos radares fixos e outros 20 com câmeras de videomonitoramento.

“A empresa está se ajustando, dentro das dificuldades que pandemia tem trazido para nós e acreditamos que nos próximos meses teremos novos equipamentos implantados. Nós iremos divulgar esses locais com antecedência para que a população se conscientize, respeitando a sinalização para não haver multas e nem acidentes de trânsito”, comentou.

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