São pouco mais de dois quilômetros de medo, pavor e olhos sempre atentos. Quem desce ou sobe a Avenida Celso Garcia Cid, entre as ruas Carmela Dutra e Santa Catarina, trecho que compreende as regiões central e leste de Londrina, pode ser mais uma vítima da criminalidade a qualquer momento, ainda mais durante a noite. A falta de uma iluminação pública adequada neste pedaço da via, que poderia ajudar a espantar os criminosos, na verdade tem contribuído para o contrário.

Imagem ilustrativa da imagem Mal iluminada, Celso Garcia Cid é palco certo para assaltos; moradores relatam medo
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha

Essa é a opinião unânime de moradores da região ouvidos pela FOLHA. Para o bancário Jônatas Gois, a ausência de luminárias potentes prejudica até atividades de lazer. "Faz três anos que moro em um prédio da Celso Garcia, e desde então sofro com o sistema de iluminação. Como pratico corrida de rua principalmente no período noturno, já caí em buracos abertos na calçada. O risco de assaltos também é grande. Esse lugar merece uma atenção especial da prefeitura", informou.

Imagem ilustrativa da imagem Mal iluminada, Celso Garcia Cid é palco certo para assaltos; moradores relatam medo
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha

"A situação está ruim em toda a avenida, mas piora bastante no pontilhão do Centro POP (unidade da prefeitura de atendimentos a moradores em situação de rua). As pessoas beneficiadas com esse serviço assistencial ficam por aqui. Muitas usam drogas e fazem necessidades fisiológicas atrás dos carros. Perto do prédio onde moro, roubos e tentativas começaram a aumentar. Por conta disso, eu e minha esposa não estamos passeando mais com nossa filha de quase um ano. É melhor ficar em casa do que correr o perigo de ser assaltado", reclamou o funcionário público Tiago Guimarães.

Lucas Romagnolli, engenheiro eletricista, defende a instalação urgente de lâmpadas de LED. "A avenida é muito escura e a iluminação é bem antiga. E está ainda pior perto do Centro POP, quando as luzes de um posto de combustíveis ao lado ficam apagadas. Penso que já passou da hora de trocar pelo sistema de LED. A região vem crescendo há anos, com prédios residenciais e comerciais e está merecendo uma atenção urgente quanto ao assunto", cobrou.

Imagem ilustrativa da imagem Mal iluminada, Celso Garcia Cid é palco certo para assaltos; moradores relatam medo
| Foto: Rafael Machado/Grupo Folha

A professora e advogada Juliani Campachi tinha o costume de caminhar pela Celso Garcia tanto para cumprir tarefas rotineiras, como ir ao mercado, quanto por simples prazer. A rotina, no entanto, foi eliminada de sua agenda por causa da escuridão. "Fui percebendo muitas pessoas que me intimidavam na rua. Sentia que estava sendo perseguida, tive que correr por diversas vezes. Hoje só saio de carro. Não tenho mais coragem de andar a pé durante a noite", relatou.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Procurada pela reportagem, a Sercomtel Iluminação garantiu que tem projeto para "clarear" a avenida, mas que a implantação "será estabelecido um cronograma". Questionado quando a ideia sairá do papel, o órgão disse que "existem prioridades, principalmente a substituição de luminárias de ruas e avenidas que ainda possuem lâmpadas de vapor de mercúrio e que estão em situação precária". A troca das luminárias deve custar cerca de R$ 90 mil, "mas o valor final será fechado após a conclusão do serviço".

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1