Arapongas - A secretaria municipal de Educação de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) lançou recentemente o projeto “ Criança em casa, vamos aprender”, que busca contribuir com os estudos dos alunos atendidos pelos centros municipais de Educação Infantil, levando maior interação para dentro de casa. A proposta oferece jogos pedagógicos que estimulam o processo de aprendizagem das crianças. E também, proporciona aos pais maneiras mais práticas e eficazes de atuação escolar neste período longe das salas de aula. Por causa da pandemia de coronavírus, as crianças continuam tendo aulas em casa.

Imagem ilustrativa da imagem Professores confeccionam jogos para crianças de Arapongas
| Foto: Prefeitura de Arapongas - Divulgação

Os materiais são divididos por faixas etárias e turmas (de 0 a 5 anos), e contam com jogos de estímulo; pré-alfabetização; reconhecimento de cores; higiene; musicalidade, contação de histórias; atividades sonoras e psicomotoras, alimentação, raciocínio lógico; desenvolvimento afetivo, cognitivo e emocional, entre outros. Levando diversos conceitos importantes para a primeira infância.

Conforme a diretora da Educação Infantil, Carla Tatiane Domingos da Costa, as atividades são entregues regulamente, junto com os PED’s – Planos de Estudos Dirigidos. “ Todo o material desse projeto é confeccionado pelos professores da educação infantil, que viram que essa seria uma forma ainda mais eficaz de estimular os pequenos alunos em casa, enquanto não retomamos para as salas de aula. É uma maneira de contribuir com o desenvolvimento das crianças, contando com a participação dos pais, que por sinal, tem sido muito efetiva. Tudo isso para que não haja uma defasagem no ensino”, explica.

LEIA TAMBÉM:

- Alunos retornam às salas de aula em Cambé nesta terça (18)

- Escola municipal do Vista Bela é alvo de vandalismo

A professora Dulcinei Garcia Miranda Migliorini - do Infantil IV, leciona no CMEI Primeiros Passos, do Jardim Caravelle, e se mostra entusiasmada com os resultados. “ Confeccionei jogos de cores, percepção visual, jogos de emoção através das cores. Ações lúdicas que funcionam muito no aprendizado dos nossos alunos. É uma ferramenta a mais, que garante uma educação de qualidade. Estamos sempre em contato com os pais, dando todo apoio e assistência”, frisou.

Imagem ilustrativa da imagem Professores confeccionam jogos para crianças de Arapongas
| Foto: Divulgação - Prefeitura de Arapongas

Para Adriana Cordeiro, mãe do Davi Lucca Cordeiro Fernandes, da turma infantil 5, as novas atividades ajudam nesse “novo normal”. “ As atividades diferenciadas vêm preencher os momentos de estudos em casa. Existe uma ansiedade para a volta à escola ou Cmei, e convívio com professores e amiguinhos. Por isso, é importante estarmos trabalhando bem em casa – com a apoio dos professores – para que a volta seja ainda mais incrível. Meu filho não está deixando de aprender”, disse. (Com informações da Prefeitura de Arapongas)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1