Com o aumento dos casos de Covid-19 pela variante Ômicron cresce o número de buscas do exame RT-PCR. A alta procura em um laboratório particular localizado na rua Raposo Tavares, no centro de Londrina, provocou uma extensa fila de carros na avenida Rio de Janeiro e na rua Jorge Velho na manhã desta quarta-feira (19). O atendimento em drive-thru funciona por ordem de chegada, sem agendamento prévio, e algumas pessoas relataram fila de mais de duas horas até a realização da coleta.

Imagem ilustrativa da imagem Procura por testes de Covid em laboratório dificulta trânsito no centro
| Foto: Adriana De Cunto

O maior fluxo ocorreu no período da manhã, porém, ainda se via durante a tarde a fila de carros na faixa destinada à paradas e estacionamentos. O atendimento se encerraria às 17h30, mas como os testes disponibilizados diariamente se esgotaram, somente quem chegou até às 16h pôde ser atendido. Segundo informações que a reportagem conseguiu no local, são feitos aproximadamente 200 exames por dia.

LEIA TAMBÉM

+ Cambé comemora um ano de vacinação com baixa hospitalização

+Londrina ativa mais duas unidades para atender síndromes respiratórias

+Campanha de vacinação contra a Covid em Londrina completa um ano

Dados da Fiocruz divulgados pelo secretário de saúde do Paraná, Beto Preto, apontam que a Ômicron representa 51% dos casos registrados no estado. A Secretaria de Saúde confirmou que a transmissão pela variante é comunitária. Esse alto contágio se observa nos dados da Prefeitura de Londrina, que confirma 5.679 casos desde o início do ano.

Em contrapartida, as internações pela doença não seguem o mesmo crescimento. Dos 70 leitos de enfermaria reservados para a Covid-19, somente 8 estão ocupados. Já os 51 leitos de UTI disponíveis estão com ocupação total. Londrina registrou 4 óbitos em 2022.

A baixa de internações e óbitos é resultado da aplicação de vacinas em Londrina. A cidade registra mais de 1 milhão de doses aplicadas e possui 415.050 pessoas vacinadas com as duas doses.

*supervisão de Patrícia Maria Alves/ editora

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1