A Prefeitura de Londrina irá ativar mais duas unidades de saúde para atendimento exclusivo de pacientes com síndromes respiratórias. A partir das 7h desta quinta-feira (20) estarão funcionando o PA (Pronto Atendimento) do jardim Leonor (rua Aroeira, 284) e a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Ricardo (rua Rosa Branca, 300). O PA ficará aberto 24h, todos os dias. Já a unidade da Vila Ricardo funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina ativa mais duas unidades para atender síndromes respiratórias
| Foto: Rodolfo Gaion - N.Com

A medida foi tomada em função do grande aumento de casos de gripe H3N2 e de Covid-19. Com mais estas duas unidades, sobe para seis os locais de atendimento específico para sintomas gripais - UPA Sabará e as UBS da Vila Casoni, Guanabara e Chefe Newton. Na semana passada foram abertos nos postos da Casoni e Guanabara e na UPA do Sabará 5.338 fichas de atendimento, sendo que apenas seis foram classificadas como de alto risco. "Ainda temos uma grande parte da população que busca atendimentos em nossas unidades assintomáticas ou sintomas muitos leves, que fizeram a testagem na rede privada e necessitam de atestado ou alguma orientação", disse Felippe Machado, secretário municipal da Saúde, em entrevista coletiva.

Para as pessoas que fizeram o teste em farmácias ou laboratórios e confirmaram a infecção pelo vírus o indicado é marcar uma consulta de telemedicina pelo número 0800 400 1234, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Atualmente, o índice de transmissão da doença na cidade está em 1,34. No dia 21 de dezembro do ano passado este número era de 0,58.

leia também:+ Em meio ao avanço da ômicron, vacina ‘segura’ internamentos e mortes

Machado relatou que a secretaria também está com o sinal de alerta ligado em relação aos trabalhadores da saúde que estão tendo que se afastar por conta da Covid ou H3N2. "De uma semana para cá aumentou consideravelmente o afastamento por servidores sintomáticos e que são contato de positivos, de modo que em determinados momento a gente não consegue a reposição imediata para o posto de trabalho", reconheceu. O secretário destacou que desde o início da pandemia foram contratados mais de mil profissionais e que a UPA do Sabará recebeu o reforço de 13 trabalhadores de enfermagem.

VACINAÇÃO INFANTIL

Londrina liberou nesta quarta-feira mais duas mil vagas para vacinação de crianças. O agendamento deve ser feito pelo site www.londrina.pr.gov.br/ e vale para os meninos e meninas com 11 anos completos e que se enquadram no público sem comorbidades. A dose pediátrica é exclusiva no Centro de Imunização da Zona Norte. A estimativa da secretaria é de que o município tenha 40 mil crianças de cinco a 11 anos, entretanto, apenas 16 mil foram cadastradas pelas famílias. Até esta quarta somente 500 crianças tinham recebido a dose. Na segunda-feira (16), por exemplo, a capacidade de vacinar era 1.500 crianças, porém, 380 agendaram.

"Fazemos um apelo aos pais, mães e responsáveis, que possam garantir o direito à vacina aos filhos. Os estudos e os especialistas mais renomados do mundo indicam e referendam a vacina. Temos os Estados Unidos com nove milhões de vacinas aplicadas em crianças de cinco a 11 anos, com o mesmo imunizante que está sendo usando no Brasil, e foi apresentado quase zero de reações adversas. Neste momento não há o que se discutir risco e benefício. Nossas crianças estão cada vez mais expostas e suscetíveis à contaminação do coronavírus e ainda temos para começar o ano letivo", elencou.

Atualizada às 12h34

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1