A sede da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Renda, na rua Pernambuco, 162, região central de Londrina, entrou na mira dos bandidos. Nos últimos 40 dias, foram três furtos ou tentativas. Na primeira ocorrência, os criminosos levaram canos de cobre da área externa da refrigeração. Pouco tempo depois, eles retornaram e quase furtaram outras partes do mesmo sistema de encanamento, mas não tiveram sucesso.

A última tentativa de invasão aconteceu na madrugada da quinta-feira passada (8). Segundo o secretário do Trabalho, Gustavo Santos, nenhum material foi levado. "O atendimento ao público não foi prejudicado, porém o furto impossibilita o funcionamento dos aparelhos de ar-condicionado, o que diminui o conforto de quem procura a secretaria. Temos alarmes e câmeras internas, mas esses equipamentos não cobrem o lado de fora", explicou.

Depois dos episódios de vandalismo, o locador do imóvel fez reparos e instalou cercas com concertina (rede de arame farpado) para evitar novas surpresas. Com esse reforço na segurança, o acesso ao telhado da secretaria, onde os furtos aconteceram, acaba sendo dificultado. Atualmente, a Prefeitura de Londrina paga R$ 17 mil de aluguel pelo espaço. As fotos abaixo mostram os danos deixados pelos bandidos, que não foram identificados.

Imagem ilustrativa da imagem Prédio da Secretaria do Trabalho de Londrina é alvo de furtos
| Foto: Reprodução/Secretaria do Trabalho
Imagem ilustrativa da imagem Prédio da Secretaria do Trabalho de Londrina é alvo de furtos
| Foto: Reprodução/Secretaria do Trabalho

No mesmo dia em que o prédio quase foi invadido, o secretário pediu "a realização de rondas noturnas frequentes" para a Guarda Municipal, como mostra um documento encontrado pela reportagem no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e disponibilizado publicamente. Na última segunda (12), a Secretaria de Defesa Social informou que vai atender a reivindicação "para coibir possíveis práticas criminosas".

Leia também:

Trabalhadores do transporte coletivo aceitam proposta e retornam ao trabalho

Zona Azul vai receber pelo cartão de crédito a partir deste mês

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1