Passando por revitalização, a praça Dom Pedro I, no jardim Shangri-lá, zona oeste de Londrina, deverá contar com um totem interativo para comunicação com a GM (Guarda Municipal) após a reinauguração. A estrutura ficará perto da avenida Tiradentes e terá câmeras de segurança que vão cobrir praticamente toda a área, inclusive, o ponto de ônibus que fica em frente. O projeto foi apresentado ao município pelo CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento).

O totem será disponibilizado por uma empresa privada e não terá custos para o Executivo. “Teremos imagens 24 horas por dia da praça, câmera 360 graus. Esse totem ainda terá um botão, que ao acionar, a pessoa vai interagir com a nossa central e por este canal poderá fazer denúncias. Vamos ver, pelas câmeras, quem está acionando. Haverá um alto falante que poderemos nos comunicar”, detalhou Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social.

A medida é vista como uma forma de garantir a segurança do local, que antes de receber as intervenções era ocupado por pessoas em situação de rua. “Além disso, é um lugar que temos histórico de tráfico de drogas”, destacou. A expectativa da prefeitura é que as melhorias também impeçam uma nova tomada da praça por andarilhos e até criminosos. “Vamos ter que enfrentar isso com humanidade e técnica. Temos o apoio da secretaria de Assistência Social e de Saúde, no caso dos dependentes de álcool e drogas”, afirmou Marcelo Canhada, secretário de Planejamento.

Pisos da parte interna da praça estão sendo colocados pela empresa contratada
Pisos da parte interna da praça estão sendo colocados pela empresa contratada | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

O canteiro de obras recebeu, na manhã desta terça-feira (17), fiscalização do secretariado municipal. A reforma do espaço teve início em março e a previsão de entrega é julho, com custo de R$ 800 mil. Cerca de 40% dos serviços previstos foram executados, como a demolição do antigo piso e compactação de terra. Atualmente estão sendo feitas as pistas para pedestres e veículos de forças de segurança, implantação do gramado e ações de paisagismo.

LEIA TAMBÉM: Semáforos são acionados na avenida Leste-Oeste

Após a conclusão do piso, será construída uma escada de acesso à avenida Tiradentes e depois a calçada da via será demolida e reconstruída. “Esperamos que os moradores da região voltem a ocupar a praça. Teremos espaços para eventos, novos mobiliários. Fizemos um recorte para que exista uma melhor visibilidade. A iluminação será reforçada, terá academia ao ar livre, pista de caminhada. A obra vai valorizar toda a região e a ideia é que o cidadão volte a frequentar a praça”, pontuou Canhada. “Está dentro do prazo”, garantiu.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.