|
  • Bitcoin 111.754
  • Dólar 5,2423
  • Euro 5,5322
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 17/05/2022, 16:48

Praça Dom Pedro I terá totem para denúncias e câmeras de segurança

Prefeitura espera que melhorias evitem nova ocupação por moradores de rua e coíbam traficantes; revitalização deverá ser concluída em julho

PUBLICAÇÃO
terça-feira, 17 de maio de 2022

Pedro Marconi - Grupo Folha
AUTOR autor do artigo

Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha
menu flutuante

Passando por revitalização, a praça Dom Pedro I, no jardim Shangri-lá, zona oeste de Londrina, deverá contar com um totem interativo para comunicação com a GM (Guarda Municipal) após a reinauguração. A estrutura ficará perto da avenida Tiradentes e terá câmeras de segurança que vão cobrir praticamente toda a área, inclusive, o ponto de ônibus que fica em frente. O projeto foi apresentado ao município pelo CTD (Companhia de Tecnologia e Desenvolvimento). 

O totem será disponibilizado por uma empresa privada e não terá custos para o Executivo. “Teremos imagens 24 horas por dia da praça, câmera 360 graus. Esse totem ainda terá um botão, que ao acionar, a pessoa vai interagir com a nossa central e por este canal poderá fazer denúncias. Vamos ver, pelas câmeras, quem está acionando. Haverá um alto falante que poderemos nos comunicar”, detalhou Pedro Ramos, secretário municipal de Defesa Social. 

A medida é vista como uma forma de garantir a segurança do local, que antes de receber as intervenções era ocupado por pessoas em situação de rua. “Além disso, é um lugar que temos histórico de tráfico de drogas”, destacou. A expectativa da prefeitura é que as melhorias também impeçam uma nova tomada da praça por andarilhos e até criminosos. “Vamos ter que enfrentar isso com humanidade e técnica. Temos o apoio da secretaria de Assistência Social e de Saúde, no caso dos dependentes de álcool e drogas”, afirmou Marcelo Canhada, secretário de Planejamento. 

Pisos da parte interna da praça estão sendo colocados pela empresa contratada Pisos da parte interna da praça estão sendo colocados pela empresa contratada
Pisos da parte interna da praça estão sendo colocados pela empresa contratada |  Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha
 

O canteiro de obras recebeu, na manhã desta terça-feira (17), fiscalização do secretariado municipal. A reforma do espaço teve início em março e a previsão de entrega é julho, com custo de R$ 800 mil. Cerca de 40% dos serviços previstos foram executados, como a demolição do antigo piso e compactação de terra. Atualmente estão sendo feitas as pistas para pedestres e veículos de forças de segurança, implantação do gramado e ações de paisagismo. 

LEIA TAMBÉM: Semáforos são acionados na avenida Leste-Oeste

Após a conclusão do piso, será construída uma escada de acesso à avenida Tiradentes e depois a calçada da via será demolida e reconstruída. “Esperamos que os moradores da região voltem a ocupar a praça. Teremos espaços para eventos, novos mobiliários. Fizemos um recorte para que exista uma melhor visibilidade. A iluminação será reforçada, terá academia ao ar livre, pista de caminhada. A obra vai valorizar toda a região e a ideia é que o cidadão volte a frequentar a praça”, pontuou Canhada. “Está dentro do prazo”, garantiu. 

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.