A PF (Polícia Federal), em conjunto com a Receita Federal do Brasil, deflagrou na manhã desta terça-feira (9) a operação “Modo Avião”, cujo objetivo é desmantelar uma organização criminosa instalada no Norte do Paraná voltada à prática do crime de lavagem de dinheiro e importação irregular de produtos eletrônicos. O grupo teria movimentado mais de R$ 1,2 bilhão nos últimos 18 meses.

Cerca de 240 policiais federais e 60 servidores da Receita Federal estão cumprindo 56 mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nos estados do Paraná, São Paulo e Ceará, além de dois mandados de prisão preventiva expedidos pela 14ª Vara Federal de Curitiba. Uma das ações é realizada no Camelódromo de Londrina, na região central.

LEIA TAMBÉM:

+ Suspeito de liderar quadrilha é preso pela PF em condomínio de Cambé

+ Organização que trazia droga do Paraguai para Londrina é alvo da PF

R$ 428 MILHÕES

Durante as investigações foram apreendidas dezenas de carregamentos de produtos eletrônicos importados ilegalmente, com prejuízo estimado em 428 milhões de reais.

Além dos mandados de busca e apreensão, na ação de hoje estão sendo bloqueados mais de 428 milhões de reais em várias contas bancárias de pessoas e de empresas utilizadas no esquema de lavagem de dinheiro.

A operação recebeu o nome de “Modo Avião” em alusão aos aparelhos celulares importados ilegalmente e comercializados em grande escala pela OrCrim. O “Modo Avião” é um comando utilizado para interromper as atividades do celular, assim como as ações de hoje visam interromper as atividades da OrCrim.

Os investigados responderão pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa, cujas penas máximas somadas atingem 22 anos de reclusão.

LARANJAS

A operação é fruto do aprofundamento de investigações realizadas a partir de apreensões de mercadorias importadas irregularmente em conjunto com a análise de informações e evidências encaminhadas pelo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeira).

As diligências indicaram a existência de operações financeiras realizadas à margem do sistema financeiro nacional com a possível utilização de “laranjas” e “empresas de fachada”, possivelmente para a ocultação dos lucros obtidos a partir de tais ilícitos. Também foram identificados atos de lavagem de dinheiro perpetrados pelo grupo criminoso.

Esta fase da operação objetiva apreender provas adicionais das práticas criminosas identificadas.

Além de atuar na apreensão das mercadorias que ingressaram irregularmente no País, a Receita Federal também realizou o levantamento patrimonial e acompanhou a movimentação financeira dos suspeitos. (Com informações da PF e da RFB)

* Em atualização

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1