O Bosque “Marechal Cândido Rondon”, na área central de Londrina, passa por uma revitalização. Por conta das várias frentes de serviços, maquinários, veículos e intervenções neste local, a prefeitura recomenda que os pedestres evitem passar, principalmente, pela área interna do bosque, onde agora ocorrem diversos trabalhos mais pesados. Mesmo com a sinalização, placas, cercamentos e bloqueios, ainda é alto o volume de pessoas que insistem em circular pelas áreas restritas, se colocando em riscos de acidentes.

Imagem ilustrativa da imagem Pedestres devem ter cuidado redobrado nas proximidades do Bosque
| Foto: Emerson Dias - N.Com

O alerta de segurança também é direcionado a quem costuma andar pelas calçadas externas, que também estão em obras e, portanto, com muitos trechos em pedras e terra. A orientação é para que o contorno do Bosque seja feito acessando as várias vias paralelas existentes no entorno. O quadrilátero do bosque fica inserido entre as avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, rua Pará e travessa Padre Bernardo Greis, onde fica a lateral da Catedral Metropolitana.

VANDALISMO

Amanda Castro, engenheira de obra da empresa que faz a revitalização do Bosque, a San Pio Construtora, relatou que vários itens de interdição vêm sendo alvos constantes de vandalismo no entorno do espaço. “Infelizmente, existem pessoas que removem e danificam os cerquites para delimitação de bloqueio, abrindo passagens que não estão permitidas. Outros utilizam essas brechas para atravessar o bosque, correndo riscos. Os veículos precisam entrar e sair a todo momento, se deslocar pela área em obras, e o trabalho não pode parar. Pedimos que o público tenha um pouco mais de cuidado e evite passar pelo meio do bosque e nos locais interditados”, alertou.

Segundo a engenheira, desde o começo das obras (em fevereiro) foi necessário reinstalar e adequar sinalizações removidas pela população. “Essa situação gera mais mão de obra, custos e tempo de serviço. Na parte externa, até mesmo alguns motoristas estacionam seus veículos indevidamente nas áreas sinalizadas, que precisam receber as máquinas para aplicação de pedras no piso, por exemplo. As obras causam alguns impedimentos e transtornos, mas é necessário que haja um pouco de paciência."

Imagem ilustrativa da imagem Pedestres devem ter cuidado redobrado nas proximidades do Bosque
| Foto: Emerson Dias - N.Com

CORREDORES INTERNOS

O investimento da Prefeitura, em contrato licitado, será de R$ 2,5 milhões, aproximadamente. O projeto busca preservar os elementos naturais do local, além de favorecer a circulação e permanência das pessoas, para que elas possam voltar a frequentar o bosque com tranquilidade e conforto.

LEIA TAMBÉM:

- Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina

- Revitalização do Bosque de Londrina prevê erradicação de 95 árvores

Na área norte do Bosque, próximo à Catedral, os novos corredores internos de passagem pública construídos estão prontos, com piso em concreto e acabamento vassourado, além da recuperação do piso antigo. Neste ponto, o sistema de iluminação pública interno em LED, assim como as calçadas externas também estão concluídos, restando apenas a instalação de mobiliários urbanos como bancos e mesas, além do paisagismo com plantas e flores.

Na parte interna central, o núcleo do Bosque, todo o piso de terra está sendo preparado e nivelado para receber a concretagem. Também estão sendo construídos muros laterais e guias para áreas de caminhada, lazer e descanso, e feitos trabalhos de drenagem com instalação de caixas e canaletas. Essa área contará com canteiros centralizados, iluminação reforçada em LED, palcos concretados, bancos e mesas, faixas para bicicletas um espaço específico para food trucks.

Já no ponto sul, no sentido da rua Pará, foi finalizada a base estrutural da área do Circuito Pet, que terá gramado e brinquedos em concreto e aço para passeio de animais domésticos. Novos caminhos internos foram abertos e estão sendo trabalhados para ganhar piso novo concretado, sendo que, de forma geral, todo o Bosque terá acessos públicos integrados ao longo de seu quadrilátero. A parte sul ainda terá uma nova quadra de esportes, que será totalmente repaginada, academia ao ar livre, parquinho infantil – via CMTU – e ainda uma área de playground e pista de skate, previstos no projeto.

CALÇADAS

A calçada da face da avenida São Paulo está com brita colocada e praticamente pronta para receber o piso concretado. Pela rua Pará, as equipes atuam readequando passagens de cabeamentos elétricos paralelos ao meio-fio, e também ajustando a calçada para o novo piso, trabalho que seguirá na extensão da avenida Rio de Janeiro.

E, posteriormente, também serão construídas faixas elevadas e largas para pedestres nas entradas principais do bosque, pelas avenidas São Paulo e Rio de Janeiro, que terão adequações para redução de velocidade dos veículos, proporcionando mais segurança ao público. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1