Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina
Superpostes e luminárias LED foram instalados na parte superior, entre o Zerinho e a Catedral, para avaliação da luminância
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de maio de 2021
Superpostes e luminárias LED foram instalados na parte superior, entre o Zerinho e a Catedral, para avaliação da luminância
Micaela Orikasa - Grupo Folha

Com três meses de serviços executados dentro do projeto de revitalização do Bosque Central de Londrina “Marechal Cândido Rondon”, a iluminação - parte das estratégias da Prefeitura Municipal para garantir mais segurança ao local - começou a ser testada nos últimos dias.
O serviço é feito pela Sercomtel Iluminação e acontece na parte superior, entre o Zerinho (parte central) e a Catedral Metropolitana. Foram instalados três superpostes de 12 metros e duas luminárias LED em formato de pétala e com foco para baixo para evitar a sujeira dos pombos e a construção de ninhos.
Os resultados iniciais serão avaliados quanto a luminância (medida da densidade da intensidade de uma luz refletida) e ajustes necessários. Os testes acontecem em dias alternados, com o funcionamento da iluminação no final de tarde e à noite.

PROJETO
O projeto de revitalização do Bosque Central foi desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina) e começou a sair do papel no dia 17 de fevereiro de 2021. O prazo inicial de execução é de 150 dias, encerrando-se em 9 de julho.
A construtora responsável pelas obras é a San Pio e o investimento total é de R$ 2.519.888,36, sendo aproximadamente R$ 400 mil somente em iluminação. O orçamento inclui 48 novos postes de cinco metros de altura, 42 projetores e três postes de 12 metros de altura no Zerinho.
Os postes instalados nas calçadas do entorno serão revitalizados e terão os globos mantidos para preservar a característica da iluminação do centro da cidade. Também haverá pelo Bosque, projetores no padrão RGB (lâmpadas coloridas) que serão utilizados em eventos.

Outras intervenções projetadas para o Bosque são: instalação de placas informativas; elevação dos cruzamentos da rua Piauí com avenida Rio de Janeiro e São Paulo, garantindo a preferência dos pedestres e unindo as praças Sete de Setembro e Primeiro de Maio; reforma da quadra poliesportiva; instalação de equipamentos para lazer e atividade física e uma mini praça.

Leia também: Revitalização do Bosque de Londrina prevê erradicação de 95 árvores
PRAZO
A fiscalização da obra é feita pela secretaria municipal de Obras e Pavimentação e uma visita técnica está programada para quinta-feira (13). “A obra está praticamente dentro do cronograma, sendo bem executada e esperamos que seja entregue dentro do prazo”, disse João Verçosa, secretário da pasta.
Na última medição realizada no dia 7 de abril, quase 22% da obra havia sido realizada. A próxima medição está prevista para os próximos dias, segundo Verçosa.
Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

