Imagem ilustrativa da imagem Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina
| Foto: Sercomtel Iluminação

Com três meses de serviços executados dentro do projeto de revitalização do Bosque Central de Londrina “Marechal Cândido Rondon”, a iluminação - parte das estratégias da Prefeitura Municipal para garantir mais segurança ao local - começou a ser testada nos últimos dias.

O serviço é feito pela Sercomtel Iluminação e acontece na parte superior, entre o Zerinho (parte central) e a Catedral Metropolitana. Foram instalados três superpostes de 12 metros e duas luminárias LED em formato de pétala e com foco para baixo para evitar a sujeira dos pombos e a construção de ninhos.

Os resultados iniciais serão avaliados quanto a luminância (medida da densidade da intensidade de uma luz refletida) e ajustes necessários. Os testes acontecem em dias alternados, com o funcionamento da iluminação no final de tarde e à noite.

Imagem ilustrativa da imagem Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina
| Foto: Sercomtel Iluminação

PROJETO

O projeto de revitalização do Bosque Central foi desenvolvido pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Londrina) e começou a sair do papel no dia 17 de fevereiro de 2021. O prazo inicial de execução é de 150 dias, encerrando-se em 9 de julho.

A construtora responsável pelas obras é a San Pio e o investimento total é de R$ 2.519.888,36, sendo aproximadamente R$ 400 mil somente em iluminação. O orçamento inclui 48 novos postes de cinco metros de altura, 42 projetores e três postes de 12 metros de altura no Zerinho.

Os postes instalados nas calçadas do entorno serão revitalizados e terão os globos mantidos para preservar a característica da iluminação do centro da cidade. Também haverá pelo Bosque, projetores no padrão RGB (lâmpadas coloridas) que serão utilizados em eventos.

Imagem ilustrativa da imagem Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina
| Foto: Sercomtel Iluminação

Outras intervenções projetadas para o Bosque são: instalação de placas informativas; elevação dos cruzamentos da rua Piauí com avenida Rio de Janeiro e São Paulo, garantindo a preferência dos pedestres e unindo as praças Sete de Setembro e Primeiro de Maio; reforma da quadra poliesportiva; instalação de equipamentos para lazer e atividade física e uma mini praça.

Imagem ilustrativa da imagem Testes de luz são feitos no Bosque Central de Londrina
| Foto: Ippul

Leia também: Revitalização do Bosque de Londrina prevê erradicação de 95 árvores

PRAZO

A fiscalização da obra é feita pela secretaria municipal de Obras e Pavimentação e uma visita técnica está programada para quinta-feira (13). “A obra está praticamente dentro do cronograma, sendo bem executada e esperamos que seja entregue dentro do prazo”, disse João Verçosa, secretário da pasta.

Na última medição realizada no dia 7 de abril, quase 22% da obra havia sido realizada. A próxima medição está prevista para os próximos dias, segundo Verçosa.

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.