O Paraná deve começar a vacinar adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19 em outubro. A informação foi dada pelo governador Ratinho Junior, na manhã desta terça-feira (17), em Curitiba. “A ideia é começar em outubro, tão logo toda a população adulta tenha recebido ao menos a primeira ou a dose única”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Paraná deve começar a vacinar adolescentes em outubro
| Foto: Ahmad Gharabli - AFP

O Estado alcançou nesta terça a simbólica marca de 80% da população adulta imunizada com a primeira dose (D1) ou dose única (DU) da vacina. Ratinho Junior lembrou que agora o Estado ganha fôlego para alcançar o segundo objetivo, que é vacinar 100% da população adulta com D1 ou DU até o fim de setembro. Com isso, segundo ele, a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) poderá concentrar forças também na vacinação do público de 12 a 17 anos. Atualmente apenas o medicamento produzido pela Pfizer está autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para aplicação nesta faixa etária da população.

O secretário municipal de Saúde de Londrina, Felippe Machado, disse que aguarda para as próximas semanas uma nota técnica com detalhes de como se dará a imunização para adolescentes. “O que o Ministério da Saúde nos tem orientado é a imunização começará pelos adolescentes com comorbidades. Também estamos aguardando alguma orientação mais detalhada sobre a lista dessas doenças. Se irão permanecer as mesmas listadas à população adulta ou, se porventura, haverá alguma alteração."

LEIA TAMBÉM:

- Estudos indicam que é seguro imunizar adolescentes, mas faltam vacinas

- Ibiporã deve cadastrar seis mil adolescentes para vacina contra Covid

- Especialistas 'comemoram' autorização da vacina contra Covid para adolescentes

POPULAÇÃO GERAL

De acordo com o Vacinômetro do SUS (Sistema Único de Saúde), o grupo de 80% de adultos imunizados contra a Covid é formado por 7.036.789 pessoas de uma população vacinável estimada em 8.720.953, ou seja, 80,6% daqueles com mais de 18 anos no Estado. Ainda segundo a ferramenta vinculada ao Ministério da Saúde, 6.719.256 pessoas receberam a D1 (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) e outras 317.533 DU, doses exclusivas da Janssen.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que até o momento 2.790.314 paranaenses completaram o esquema vacinal (D1 + D2 ou DU). O montante equivale a 32% da população adulta vacinável do Estado. “É importante reforçar a importância de se completar o ciclo. São as duas doses que garantem a imunização completa, o que realmente vai proteger as pessoas”, disse.

No total, somando também as segundas doses (D2), o Paraná completou 9.509.570 aplicações nesta terça-feira. “Conseguimos avançar a antecipar o cronograma, fruto de uma união de esforços de todos os profissionais da Secretaria de Estado da Saúde e também dos municípios, que são quem aplicam as vacinas e o, que é melhor, chegamos com uma vacinação igualitária, com os municípios, pequenos ou grandes, na mesma condição.”, afirmou o governador.

EVENTOS PÚBLICOS

Ratinho Junior falou também o Estado consegue avançar no planejamento para o retorno de eventos com público, como shows musicais e partidas de futebol. “Já está em estudo por parte da Secretaria da Saúde a melhor maneira de se organizar esses eventos. Mas, claro, sem afobação. Com público reduzido e todos vacinados com, ao menos,a primeira dose.” (Com AEN)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1