Imagem ilustrativa da imagem Ibiporã deve cadastrar seis mil adolescentes para vacina contra Covid
| Foto: Gustavo Carneiro/Grupo Folha/16-11-20

Com o cadastro liberado para vacinação contra a Covid-19 para o público de 12 a 17 anos, a Prefeitura Municipal de Ibiporã (Região Metropolitana de Londrina) tem a expectativa de registrar cerca de seis mil adolescentes. No primeiro dia do cadastro, na terça-feira (10), o sistema já recebeu 2.200 cadastros, segundo a secretária municipal de Saúde, Leiliane de Jesus.

“A imunização dos adolescentes é extremamente importante e uma felicidade para os pais e toda a comunidade. A vacina é uma forma de garantirmos a retomada das aulas e do convívio social com muito mais tranquilidade”, comenta. No momento, o município está vacinando o público geral acima de 26 anos. A data de início da vacinação a partir dos 12 anos depende do PNI (Plano Nacional de Imunização), que é definido pelo governo federal, e também do envio de doses pelo governo estadual.

“Ainda não está liberado o agendamento. Quando dermos início à vacinação desse público, tudo indica que haverá um grupo prioritário de comorbidades. Estamos aguardando a nota técnica do Ministério da Saúde e assim que ela for disponibilizada, esses adolescentes terão que atualizar o cadastro de acordo com a comorbidade”, diz a secretária. Ela ressalta que esse tempo é oportuno para as famílias entrarem em contato com o médico que os acompanha e solicitar o atestado médico. A apresentação deste documento é imprescindível para a vacinação dentro do grupo de comorbidades.

ATUALIZAÇÕES

A secretária de Saúde ressalta também a importância de as famílias estarem atentas às atualizações no site da Prefeitura Municipal. “Tanto para a questão do preenchimento das comorbidades, que ainda não está liberado no site, quanto no fornecimento correto dos dados”, diz. De acordo com ela, muitos cadastros estão sendo preenchidos com o CPF do adulto responsável pelo menor de idade, o que gera um conflito de dados no sistema e invalida o cadastro. “Quem ainda não fez o CPF pode abrir um link disponível na página de cadastramento no site da Prefeitura. Esse link direciona a pessoa ao site da Receita Federal e é possível fazer o documento na hora, via on-line”, explica.

LIBERADA PELA ANVISA

Até o momento, somente a vacina Comirnaty, da Pfizer, contra a Covid-19, está liberada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para ser aplicada em adolescentes a partir de 12 anos no Brasil. A autorização foi anunciada no dia 11 de junho deste ano. O imunizante já havia sido aprovado por outras agências regulatórias internacionais e, segundo informações da CNN Brasil, ela vem sendo aplicado em mais de 15 países. O Uruguai foi o primeiro país latino-americano a vacinar adolescentes.

Leia mais:

Anvisa autoriza vacina da Pfizer para jovens de 12 a 15 anos
Especialistas 'comemoram' autorização da vacina contra Covid para adolescentes

NÚMEROS

Os dados da vacinação em Ibiporã, atualizados até terça-feira (10), mostram que 29.424 pessoas já receberam a primeira dose e 1.225 foram imunizados com dose única. Com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses, já são 10.146 ibiporaenses. Os imunizantes são aplicados no Centro de Vacinação, que fica nas dependências da Igreja Presbiteriana Espaço Vida, na rua Rodrigues Alves, 25.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.