Parte da estrutura das rotatórias já pode ser vista
Parte da estrutura das rotatórias já pode ser vista | Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

A Prefeitura de Londrina concedeu mais 40 dias para a construção do “oitão” na avenida Madre Leônia Milito, na zona sul de Londrina. O período foi acordado nesta terça-feira (29), durante vistoria dos trabalhos por representantes do poder público municipal. A ordem de serviço autorizando a obra foi assinada em março, com 120 dias de prazo, no entanto, as intervenções começaram oficialmente em abril. A previsão de entrega agora é agosto.

Segundo o secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, a anuência em relação à data final foi por conta do atraso gerado pelo serviço de terceiros e pela chuva. “O aditivo de tempo é em função das obras da Sanepar que não estavam previstas e obras de drenagem do shopping, além de nove dias em função das chuvas”, explicou. “A empresa está cumprindo rigorosamente o que está contratado”, garantiu.

O “oitão”, que é formado por duas rotatórias que se interligam, está sendo edificado embaixo do viaduto da PR-445, próximo a um shopping. O trânsito no local foi alterado, demandando de atenção dos motoristas. Nos dois sentidos da via, o fluxo está apenas em uma pista. Já quem vem da região sul sentido ao centro não consegue acessar a rodovia, assim como o condutor que segue pela 445 não pode entrar na avenida.

LEIA TAMBÉM: Revitalização no Bosque deve ser concluída em dois meses

Atualmente, os operários estão concentrados nas melhorias de rede de galerias pluviais. A prefeitura informou que a execução geral está na metade, enquanto que nos reparos de drenagem estão em 80%. “A parte mais difícil e complicada é a drenagem, que tem que furar o chão, colocar tubo, preparar o terreno para receber o asfalto. Esperamos que agora acelere. Começaram a fazer calçada e acreditamos que vamos entregar na primeira quinzena de agosto”, destacou.

FLUIDEZ

A obra tem custo de R$ 1 milhão, dinheiro do caixa do município. O projeto foi feito pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina), com uma empresa que tem sede em Minas Gerais ganhando a licitação. A expectativa é que ao final dos trabalhos a novidade desafogue o trânsito na região, principalmente na rotatória da avenida Madre Leônia com a Ayrton Senna, hoje caminho obrigatório para retornos e que acumula longas filas nos horários de pico.

“As pessoas vão poder se deslocar da PR-445, tanto para o centro da cidade, quanto para a região dos condomínios da zona sul, sem ter que fazer o contorno na rotatória da Madre com Ayrton Senna. Isso vai trazer mais segurança. Era uma reivindicação antiga, porque quando foi feito o viaduto, há décadas, não se imaginava o crescimento que essa região teria”, elencou Canhada.

DEZ DE DEZEMBRO

A empreiteira responsável pelas intervenções na avenida Madre Leônia Milito é a mesma que está fazendo a alça que vai ligar o pontilhão da rua Bolívia com a avenida Dez de Dezembro, sendo uma opção à rua Charles Lindemberg. O canteiro de obras também foi visitado nesta terça-feira. A proposta é de que sejam construídos dois acessos na Via Expressa, em ambos os sentidos.

Imagem ilustrativa da imagem Obra do ‘oitão’ na avenida Madre Leônia ganha mais 40 dias de prazo
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Cerca de 50% dos serviços de drenagem foram concluídos. A próxima etapa será a construção de uma rotatória logo depois da alça, no cruzamento entre as ruas Peru e Adriático. As obras tiveram início em março e o prazo é de sete meses, com investimento de R$ 2,9 milhões. “Está em ritmo acelerado e dentro do cronograma. É uma obra com recursos próprios do município”, frisou o secretário municipal de Planejamento.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.