O campo de futebol, muito utilizando pelas crianças do bairro, praticamente sumiu. Consequência do mato alto, que em vários pontos passa dos dois metros de altura e até encosta nas árvores. O problema, que vem tirando o sono dos moradores, toma conta de um grande terreno que fica na rua Claudeth de Souza, no conjunto Parigot de Souza, zona norte de Londrina. O mesmo espaço também dispõe de uma quadra coberta.

O mato estaria sem cortar há mais de cinco meses e a área, de acordo com os vizinhos, pertence à prefeitura. “Liguei na CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e eles disseram que a solicitação teria que ser realizada via WhatsApp. Assim foi feito, aberto protocolo, porém, depois disso, quando entro em contato com eles para verificar como está o andamento deste protocolo, não me respondem”, reclamou o auxiliar administrativo Lucas Andrade.

Diante do cenário de descaso, pessoas estão se aproveitando e jogando lixo no terreno de forma irregular. A combinação de mato e sujeira tem gerando outro transtorno, que é o surgimento de animais peçonhentos. “Na sala da minha casa encontrei uma aranha. Cobras estão invadindo as residências com frequência. O sentimento que temos é de abandono do poder público, uma vez que toda a sociedade contribui com impostos. O mínimo que esperamos é um retorno”, desabafou.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores cobram roçagem de mato no Parigot de Souza
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

LEIA TAMBÉM:

+ Prazo para roçagem de lotes particulares em Londrina termina na quarta

+ Empresa garante entrega da UBS da Vila Brasil na semana que vem

ILUMINAÇÃO

Quem vive em frente a área, que toma conta de um quarteirão, relata também insegurança. “Dá medo, porque com o mato nessa altura um bandido pode se esconder, ficar vigiando as casas. A noite é pior ainda. Além do mato precisamos de mais iluminação. Colocaram LED até a igreja que fica na rua e aqui para o final não. Precisa fazer a rua inteira”, cobrou uma moradora, que preferiu não ter o nome identificado.

A iluminação, inclusive, foi alvo de uma indicação da Câmara de Vereadores ao município recentemente. O pedido contemplou ainda a quadra de esportes. “Antes, aqui era bem cuidado, tinha bancos, gramados, árvores floridas. O pessoal utilizava. Moram muitos aposentados aqui e todos querem uma área de lazer para conviver. Mas agora está desse jeito (sem cuidado) e as pessoas pararam de vir. Nem calçada esse terreno tem, as pessoas andam na rua”, pontuou a moradora.

Imagem ilustrativa da imagem Moradores cobram roçagem de mato no Parigot de Souza
| Foto: Pedro Marconi - Grupo Folha

PREVISÃO

A CMTU informou que a previsão é cortar o mato no terreno da rua Claudeth de Souza na quinta-feira (17), caso não chova. Segundo a companhia, até sexta-feira (18) mais de 540 mil metros quadrados de áreas públicas deverão receber o serviço de capina e roçagem em Londrina, com diversos bairros no cronograma, em todas as regiões.

Em relação à iluminação, a Londrina Iluminação disse, por meio de nota, que a rua, “assim como as outras nove vias da região, que compreendem uma área de 300 mil metros quadrados na extensão do Parigot de Souza, será concluída na segunda fase de modernização da iluminação pública de Londrina, que já está sendo executada.”

A data para a conclusão, no entanto, ainda será definida. “Como precisamos estabelecer prioridades para a implantação de LED, nos obrigamos a seguir determinados critérios, dentre os quais colocar no entorno de escolas, UBS, hospitais, trechos de ruas com grandes movimentos de pessoas e veículos, mas com muita deficiência de luminância. Pedimos a compreensão dos moradores do local até que o serviço seja realizado”, destacou a empresa.

Serviço - Reclamações, denúncias e pedidos de corte de mato devem ser feitas pelo telefone (43) 3379-7900 ou pelo site cmtu.londrina.pr.gov.br.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.