A Londrina Iluminação começou nesta terça-feira (24) a trocar as antigas luminárias de 14 bairros da cidade, sendo quatro na região norte e 10 na região oeste. Todas vão ganhar iluminação LED, que consomem menos energia e iluminam mais. Os trabalhos devem durar cerca de duas semanas, dependendo das condições meteorológicas.

Imagem ilustrativa da imagem Mais 14 bairros de Londrina recebem iluminação em LED
| Foto: Augusto Soares - Londrina Iluminação

Na região norte serão atendidos os bairros José Giordano, Jardim Paraty e residenciais Tocantins e do Café – um total de 227 novas luminárias que estão em postes de 23 ruas, uma extensão de 4.300 metros de pista. Em toda a área beneficiada, que compreende 770 mil metros quadrados, moram cerca de 1.600 famílias.

Já na região oeste vão ser contempladas 35 vias dos residenciais Santa Rita 5 e 6, e dos jardins Maria Lúcia, Mônaco, Santa Madalena, San Martin, Noroeste, Nova Londrina, Nova Olinda e Maria do Carmo. Serão modernizados 303 postes de luz que estão instalados numa área de 870 mil metros quadrados (uma extensão total de 5 mil metros de via, onde residem aproximadamente 3 mil famílias).

Além das residências, nas ruas que estão ganhando LED, de todos os 14 bairros, também há estabelecimentos comerciais e de serviço, pequenas fábricas e indústrias, igrejas, praças públicas e também escolas e unidades básicas de saúde, entre outros equipamentos públicos. “A ideia é priorizar estes locais, pois há muita circulação de pessoas e estudantes", salienta o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi.

Semana passada a Londrina Iluminação já havia concluído a modernização do Jardim Aragarça e da Vila Operária, na região leste; e do Vale do Reno e Jardim Esperança, na região sul. Atualmente equipes da companhia estão concluindo a troca de luminárias nos jardins Ideal e Santa Inês, na região leste, e parques Quati, Betel e ABC, na região norte.

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina Iluminação quer se expandir para região metropolitana

DISTRITOS

Até o mês de abril a LI já havia instalado 30.639 luminárias LED em todo o município, incluindo as sedes dos distritos rurais. O parque de iluminação pública de Londrina tem um total de 65 mil pontos, dos quais 61.806 deverão ser modernizados com LED até 2024. O município possui 4.268 ruas, 169 avenidas, 531 praças e 94 rotatórias e míni-rotatórias viárias, que estão distribuídas em 914 bairros, vilas, condomínios, parques residenciais, conjuntos, chácaras, loteamentos e jardins. São essas benfeitorias e equipamentos públicos que recebem atenção da prefeitura dentro do programa de modernização da iluminação pública, denominado “Londrina Cidade Iluminada”. (Com informações da Londrina Iluminação)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1