|
  • Bitcoin 103.059
  • Dólar 5,3317
  • Euro 5,5605
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 25/05/2022, 17:48

Mais 14 bairros de Londrina recebem iluminação em LED

Trabalhos nas regiões norte e oeste devem durar cerca de duas semanas

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de maio de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

A Londrina Iluminação começou nesta terça-feira (24) a trocar as antigas luminárias de 14 bairros da cidade, sendo quatro na região norte e 10 na região oeste. Todas vão ganhar iluminação LED, que consomem menos energia e iluminam mais. Os trabalhos devem durar cerca de duas semanas, dependendo das condições meteorológicas.

Imagem ilustrativa da imagem Mais 14 bairros de Londrina recebem iluminação em LED Imagem ilustrativa da imagem Mais 14 bairros de Londrina recebem iluminação em LED
|  Foto: Augusto Soares - Londrina Iluminação
 

Na região norte serão atendidos os bairros José Giordano, Jardim Paraty e residenciais Tocantins e do Café – um total de 227 novas luminárias que estão em postes de 23 ruas, uma extensão de 4.300 metros de pista. Em toda a área beneficiada, que compreende 770 mil metros quadrados, moram cerca de 1.600 famílias.

Já na região oeste vão ser contempladas 35 vias dos residenciais Santa Rita 5 e 6, e dos jardins Maria Lúcia, Mônaco, Santa Madalena, San Martin, Noroeste, Nova Londrina, Nova Olinda e Maria do Carmo. Serão modernizados 303 postes de luz que estão instalados numa área de 870 mil metros quadrados (uma extensão total de 5 mil metros de via, onde residem aproximadamente 3 mil famílias).

Além das residências, nas ruas que estão ganhando LED, de todos os 14 bairros, também há estabelecimentos comerciais e de serviço, pequenas fábricas e indústrias, igrejas, praças públicas e também escolas e unidades básicas de saúde, entre outros equipamentos públicos. “A ideia é priorizar estes locais, pois há muita circulação de pessoas e estudantes", salienta o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi.

Semana passada a Londrina Iluminação já havia concluído a modernização do Jardim Aragarça e da Vila Operária, na região leste; e do Vale do Reno e Jardim Esperança, na região sul. Atualmente equipes da companhia estão concluindo a troca de luminárias nos jardins Ideal e Santa Inês, na região leste, e parques Quati, Betel e ABC, na região norte.

LEIA TAMBÉM:

+ Londrina Iluminação quer se expandir para região metropolitana

DISTRITOS

Até o mês de abril a LI já havia instalado 30.639 luminárias LED em todo o município, incluindo as sedes dos distritos rurais. O parque de iluminação pública de Londrina tem um total de 65 mil pontos, dos quais 61.806 deverão ser modernizados com LED até 2024. O município possui 4.268 ruas, 169 avenidas, 531 praças e 94 rotatórias e míni-rotatórias viárias, que estão distribuídas em 914 bairros, vilas, condomínios, parques residenciais, conjuntos, chácaras, loteamentos e jardins. São essas benfeitorias e equipamentos públicos que recebem atenção da prefeitura dentro do programa de modernização da iluminação pública, denominado “Londrina Cidade Iluminada”. (Com informações da Londrina Iluminação)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1