A Prefeitura de Londrina acaba de apresentar o plano de ação para a execução das etapas finais (biênio 2022/2024) do programa de modernização da iluminação pública “Londrina Cidade Iluminada”, em vigor desde 2019. O trabalho é conduzido pela Londrina Iluminação S.A e nesta última etapa será executado em três fases. A primeira, que vai até o mês de junho, prevê a colocação de luminárias LED em 5.021 pontos de luz, de 43 setores (bairros) do perímetro urbano.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina 100% LED até junho de 2024
| Foto: Emerson Dias - N.Com

Neste momento, os serviços estão sendo realizados em uma área de 360 mil metros quadrados na região leste, abrangendo o Conjunto São Pedro e partes de outros seis bairros vizinhos, onde residem aproximadamente 470 famílias. Na segunda etapa, serão trocados 10 mil pontos, entre julho deste ano a junho do ano que vem. E a terceira e última etapa compreenderá 17.651 pontos, de julho de 2023 até junho de 2024, perfazendo um total de 32.672 pontos. Os investimentos são de 56,5 milhões.

Com esta etapa final, Londrina deve atingir uma iluminação 100% LED em ruas, avenidas, vielas, praças, viadutos urbanos, canteiros centrais, rotatórias e jardins. Até o momento, já foram substituídas mais de 29.300 antigas lâmpadas de vapor de mercúrio, vapor de sódio e de vapor metálico, além dos “braços” (haste que sustenta a luminária) e dos “chicotes” (fiações embutidas nos braços) que fazem as conexões com a rede elétrica da Copel, por luminárias LED. O número corresponde a 47% do serviço a ser realizado na sua totalidade.

“Trocar as atuais luminárias pelas mesmas potências em LED traz uma economia financeira grande, mas estamos querendo equacionar para aproveitar esta mesma economia e aumentar a potência das luminárias, para deixar as ruas mais claras, mais vivas e mais seguras”, afirmou o prefeito Marcelo Belinati durante a apresentação do plano de ação, em 18 de março.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina 100% LED até junho de 2024
| Foto: Emerson Dias - N.Com

De acordo com ele, a substituição de lâmpadas antigas por LED traz uma economia entre 20% a 30% para o município, que a cada mês, tem um custo aproximado de R$ 1,8 milhões em conta de luz. O prefeito também ressaltou a questão da segurança. “Os especialistas asseveram que uma das principais coisas que melhora a segurança pública é a iluminação. Uma rua ou uma praça bem iluminada inibe pessoas mal intencionadas”, salientou.

Com a conclusão do programa, a expectativa da Londrina Iluminação é planejar a sustentabilidade a médio e longo prazos, por meio de estudos contratados junto à Fauel (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL), prestar serviços de manutenção elétrica para todos os entes públicos municipais, assim como firmar convênio com o “hub” de Inteligência Artificial do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para que a Londrina Iluminação se mantenha sempre atualizada tecnologicamente e com as melhores práticas de eficiência.

Outro objetivo é avançar no projeto de implantação de telegestão e de luminárias de LED Solar e na ampliação das redes de baixa tensão, contrapondo os investimentos necessários com a redução dos custos verificados na aquisição de luminárias.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.