Diante da desaceleração nos índices da pandemia em Londrina, a Secretaria Municipal de Saúde vai promover uma nova atualização na rede de atendimento relacionada à Covid-19. Na quarta-feira (3), o PA (Pronto Atendimento) do jardim Leonor, na zona oeste, deixará de receber exclusivamente casos de coronavírus e voltará ao atendimento normal. No dia sete de março, segunda-feira, será a vez das UBS (Unidades Básicas de Saúde) da Vila Ricardo (zona leste) e Guanabara (zona sul) também retornarem à rotina.

Depois do dia sete seguirão recepcionando pessoas com suspeita ou confirmação da doença a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do jardim Sabará (zona oeste) e as UBS do Chefe Newton (zona norte) e Vila Casoni (área central). De acordo com a secretaria, o número de atendimentos diminuiu consideravelmente nas últimas semanas. O Pronto Atendimento do Leonor, por exemplo, que chegou a abrir cerca de 600 fichas em um dia, atualmente está recebendo uma média de 100 pacientes diariamente.

O índice de transmissão do coronavírus na cidade está em 1,28, ou seja, cada 100 pessoas infectadas podem transmitir para até 128 novas pessoas. Em 11 de janeiro essa taxa era de 1,49. Há cerca 20 dias a taxa de positividade dos testes está diminuindo, passando de 52,5%, na quarta semana deste ano, para 33,1%, na semana passada.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura deve abrir processo para apurar demora na entrega da UBS da Vila Brasil

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado disse que a pandemia está com uma tendência de queda em Londrina. “A partir da terceira ou quarta semana que isso acontece a gente consegue afirmar que esse caminho é de consolidação. Alguns indicadores importantes, como taxa de positividade, índice de transmissão, velocidade da doença, número de pessoas atendidas nas nossas unidades respiratórias, vêm diminuindo há quatro semanas. O momento epidemiológico nos leva a afirmar essa redução”, frisou.

O alerta é para a necessidade de redobrar os cuidados nos próximos dias, com o feriado de Carnaval. “O processo é dinâmico e o comportamento social está envolvido diretamente nisso. Se houverem excessos, como aconteceu no final do ano, temos todos os ingredientes para que nos próximos dias essa desaceleração se transforme novamente em aceleração e é o que a gente não quer”, advertiu.

VACINAÇÃO

A vacinação das crianças de cinco a 11 anos avançou em Londrina. Até quinta-feira (24) pouco mais de 19 mil meninos e meninas nessa faixa etária já haviam recebido a dose. Aproximadamente 29 mil crianças estão cadastradas no site da prefeitura. Neste sábado (26) o município fará um “Bailinho de Carnaval” durante o dia no Centro de Imunização da Zona Norte para vacinar esse público. Cerca de 400 vagas ainda estão disponíveis das 1.700 ofertadas.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.