A secretaria municipal de Saúde recebeu nesta semana cerca de quatro mil doses da vacina Pfizer baby. Com a chegada do lote, o município está retomando a imunização contra a Covid-19 de crianças entre seis meses e menores de três anos. Fazia mais de dois meses que a cidade, assim como outras localidades do País, não tinham à disposição de novas remessas destas doses pelo Ministério de Saúde.

LEIA TAMBÉM: Concurso da saúde tem mais de dez mil inscritos para 41 vagas

Atualmente, 1.934 crianças estão cadastradas no sistema da prefeitura e aptas a receberem o imunizante. O agendamento é via on-line (www.londrina.pr.gov.br/). Nesta quarta-feira (8), a vacina está sendo aplicada na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Vivi Xavier, na zona norte; na quinta-feira (9) será nos postos do jardim do Sol, oeste, e Guanabara, sul; e na sexta (10) nas unidades do Armindo Guazzi e Eldorado, leste.

Secretário municipal de Saúde, Felippe Machado afirmou que a demanda não compensaria a ideia de centralizar a aplicação das doses em apenas um local, como já aconteceu anteriormente, no Centrolab (Laboratório Municipal de Análises Clínicas). “Vamos manter as vacinas nas salas das unidades básicas, que já têm estrutura preparada e profissionais adequados. Estamos descentralizando por região até mesmo por conta da logística, porque o frasco, depois de aberto, tem espaço curto de tempo para utilizar”, justificou.

SEGURA E EFICAZ

Em novembro do ano passado, aproximadamente 600 crianças de seis meses amenores de três anos foram imunizadas. A secretaria estima que tenham mais de sete mil meninos e meninas nesta faixa etária. “As vacinas se mostraram seguras e eficazes. Em que pese muitas famílias optarem por não vacinar as crianças, por não desenvolverem, via de regra, a forma grave da doença, elas acabam, quando contaminadas, tendo uma facilidade maior de transmissão a outras pessoas, em especial adultos da convivência. A vacinação inibe o aumento de casos”, alertou.

As famílias ainda podem fazer o cadastramento e, posteriormente, o agendamento para a vacinação das crianças. “Nós temos um estoque ainda de duas mil doses para os novos cadastros que forem inseridos a partir desta quarta-feira. Ao final de cada dia serão validados e, consequentemente, liberados para o agendamento”, explicou.

O esquema vacinal com Pfizer baby é de três doses, sendo o intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda. Já a terceira deve ser aplicada após oito semanas da segunda. Para diferenciar de outros grupos, a tampa do frasco é na cor vinho.

SEDE DO SAMU

Durante a coletiva de imprensa para falar sobre a atualização do plano de vacinação das crianças, Felippe Machado também foi questionado sobre as obras da nova sede do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). De acordo com o secretário de Saúde, o prazo final de entrega vence na sexta-feira (10).

“Nós estamos trabalhando com esse prazo. Esta semana estivemos lá fazendo a vistoria. São pequenos detalhes que precisam ser feitos, algumas correções de pinturas, revisão do funcionamento do elevador. Paralelamente a isso já iniciamos a montagem de todos os móveis planejados daquela estrutura. Até o mês de março devemos colocar em funcionamento a nova sede”, destacou.

A obra do Samu começou em julho de 2020, com previsão de inicial de término em 12 meses, o que não foi cumprido. O prédio custou cerca de R$ 4,5 milhões.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.