O concurso aberto pela Prefeitura de Londrina para preencher 41 vagas da área da saúde teve 10.210 candidatos inscritos, número que surpreendeu a secretaria municipal de Saúde. “Superou nossas expectativas. Tínhamos uma perspectiva interna de sete mil candidatos. Essa busca mostra que houve um grande interesse da comunidade em todos os cargos ofertados”, ressaltou o responsável pela pasta, Felippe Machado.

LEIA TAMBÉM: Saúde projeta início da reforma da UPA do Jardim do Sol em dois meses

São ofertadas dez vagas para agentes comunitários de saúde; três de técnicos de saúde na função de assistência de enfermagem em Saúde da Família e Atenção Domiciliar; duas para médico plantonista nos serviços de medicina em anestesia; uma em medicina geral; cinco de pediatria; duas de ginecologia e quatro de ortopedia. Também serão contratados dois educadores físicos; um enfermeiro; um farmacêutico; cinco médicos em saúde da família; um psicólogo e quatro veterinários.

A função com o maior número de inscritos é o de enfermeiro, com 2.414 candidatos, seguida por agente comunitário de saúde (2.054), técnico de saúde na função de assistência de enfermagem (2.002), educador físico (916) e psicólogo (864).

“Alguns cargos específicos têm limitação de atuação, como anestesista e obstetra para a Maternidade Municipal, agente comunitário na Diretoria da Vigilância. Mas temos outras vagas em que os contratados vão atuar conforme a necessidade ou remanejamento interno das unidades básicas de saúde, como auxiliar de enfermagem e médico generalista”, explicou.

DATAS

A divulgação dos locais e horários das provas objetivas está programada para acontecer em 23 de fevereiro e a aplicação em cinco de março. O concurso é organizado pela Fundação Fafipa, que tem sede em Paranavaí (Noroeste). Os cargos de nível superior terão avaliação de títulos e os candidatos a agente comunitário de saúde passarão ainda por um teste de aptidão física.

A previsão é de que o resultado final do concurso seja publicado em 15 de maio. “Nossa expectativa é de que ainda no primeiro semestre comece a convocação destes profissionais”, projetou.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.