A Prefeitura de Londrina liberou, na manhã desta terça-feira (8) o agendamento para vacinação contra Covid-19 de crianças a partir de 5 anos. No sábado (5), o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que pretendia avançar na faixa etária já no início desta semana.

Com isso, o município atinge todas as crianças que estão dentro da faixa etária liberadas para a vacinação, pelo Ministério da Saúde, de 5 a 11 anos. Em Londrina, 7.890 cadastros deste grupo etário estão validados e já podem agendar a data da vacinação.

Até então, a imunização no município estava liberada para crianças a partir de sete anos no público geral e para cinco anos no grupo de comorbidades e/ou deficiência permanente.

Para realizar o agendamento é preciso acessar o site da prefeitura municipal . No ato da imunização, é necessário apresentar um documento da criança, preferencialmente com foto, como o RG, ou certidão de nascimento, mais o comprovante de agendamento emitido no Portal da Prefeitura, que contém o QR Code. Os pais ou responsáveis legais também devem apresentar um documento pessoal de identificação com foto, como RG ou CNH.

Para receber a vacina pediátrica contra a Covid-19 a criança não deve ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias. Além disso, caso tenha positivado para Covid-19, o paciente poderá se vacinar após um período de pelo menos 30 dias. A imunização infantil é realizada exclusivamente no Centro de Imunizações da Zona Norte.

BAILINHO DA VACINA

Para celebrar a conquista, neste sábado (12), das 7h às 19h, a Prefeitura vai promover o Bailinho da Vacina, no Centro de Imunização. Para animar as crianças, neste dia haverá muita música, pintura artística, presença de personagens infantis, brinquedos como cama elástica, distribuição de pipoca e algodão doce. A estimativa é receber mais de 1.600 crianças. As crianças poderão vestir fantasias, para tornar o momento ainda mais lúdico e divertido.

ADULTOS

No sábado (12), como o Centro de Imunização da Zona Norte estará atendendo exclusivamente as crianças, a vacinação para os adultos acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Ouro Branco, Eldorado, Jardim do Sol e Alvorada. O atendimento será das 7h às 19h. No domingo, o Centro de Imunização da Zona Norte atenderá tanto as crianças quanto os adultos, também das 7h às 19h.

NOS DISTRITOS

No último sábado (5), a secretaria de Saúde promoveu um mutirão de vacinação infantil contra a Covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de quatro distritos rurais: Guaravera, Lerroville, Irerê e Paiquerê. Do total de 260 crianças agendadas, 252 compareceram.

Das 252 crianças vacinadas, 111 receberam a dose em Lerroville, 64 em Paiquerê, 29 em Irerê e 48 em Guaravera. O público-alvo da vacinação deste dia abrangeu crianças acima de 5 anos, com deficiências permanentes ou comorbidades, e as crianças de 7 a 11 anos sem comorbidades.(Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1