Nos próximos dias, a secretaria municipal de Saúde deve liberar o agendamento para novas faixas etárias, dando seguimento à imunização infantil contra a Covid em Londrina. A expectativa, segundo o secretário da pasta, Felippe Machado, é que isto ocorra entre segunda (7) e terça-feira (8).

“Ainda não é possível dizer para qual idade vamos conseguir avançar porque nosso planejamento está muito vinculado à liberação de vacinas, mas temos observado uma frequência maior de envio de vacinas pediátricas por parte do Ministério da Saúde. Estamos recebendo também vacinas da Coronavac, que é autorizada para utilização em crianças com mais de seis anos”, disse.

Por enquanto, a imunização no município está liberada para crianças a partir de sete anos no público geral e para cinco anos no grupo de comorbidades e/ou deficiência permanente. Londrina foi a primeira cidade do Paraná a imunizar as crianças contra o novo coronavírus. A vacinação infantil teve início no dia 17 de janeiro e até o momento, sete mil crianças já receberam a primeira dose em Londrina.

Uma cobertura vacinal que está longe do ideal, já que a estimativa da Prefeitura Municipal é de existam 40 mil crianças entre 5 a 11 anos, faixa etária contemplada no Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19. Entretanto, a procura pela vacina pediátrica tem aumentado consideravelmente nos últimos dias.

No início da imunização, a Prefeitura registrou 16 mil cadastros de crianças e neste momento, chegou a 25 mil. “As informações corretas estão sendo divulgadas pela imprensa e a cada dia milhares de fotos de crianças sendo vacinadas estão circulando nas redes sociais, com relatos de famílias, e tudo isso tem ajudado na desconstrução de notícias falsas que foram criadas em relação à vacinação infantil”, destacou.

Segundo Machado, as agendas que estão sendo disponibilizadas têm sido preenchidas com mais velocidade. “Até a próxima terça-feira (8), por exemplo, temos poucas vagas de agendamento para crianças. Há 15 dias, a gente não conseguia preencher 20% da agenda ofertada. Isso mostra realmente um aumento da procura”, afirmou.

Leia mais: Começam os mutirões de vacinação infantil nos distritos de Londrina

Para ele, o retorno das atividades da secretaria municipal de Educação, na semana passada, e o início do ano letivo com aulas presenciais previsto para a próxima segunda-feira (7), também são fatores que influenciaram esse movimento. “A secretaria de Educação tem sido uma grande parceira nossa e não tenho dúvidas de que com a volta das aulas presenciais, o contato com os pais e alunos vai ser maior e a importância da vacinação será reforçada para atingirmos uma boa cobertura. Vacina e estrutura nós temos. Precisamos agora é da conscientização de pais e responsáveis que ainda, porventura, não entenderam a importância e a urgência da vacinação das crianças neste momento de elevação de casos. Com adultos e grande parte dos adolescentes vacinados, quem está totalmente desprotegido nesse momento são as crianças e com isso elas passam a se tornar um alvo muito mais fácil do coronavírus”, pontuou.

COMO AGENDAR

Para fazer o agendamento é preciso acessar o site da Prefeitura de Londrina (http://www.londrina.pr.gov.br/) e escolher um dia e horário. No momento, o Centro de Imunização da Zona Norte (CCI) é o local exclusivo para a vacinação das crianças. Ele fica na Rua Luís Brugin, 570, esquina com a Avenida Saul Elkind.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.