A Prefeitura de Londrina vai liberar a partir das 18h desta sexta-feira (11), no site www.londrina.pr.gov.br/, o agendamento para a segunda dose de reforço contra a Covid-19, ou quarta dose, para a população acima de 18 anos e com menos de 40. A vacinação deste público será iniciada somente no próximo sábado (19), por meio de um mutirão, em que sete UBS (Unidades Básicas de Saúde) vão funcionar o dia todo.

LEIA TAMBÉM: No PR, número de não vacinados contra a Covid-19 é de 717.713 pessoas

O planejamento é de que a Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) envie uma remessa de sete mil a dez mil doses do imunizante para a cidade na quinta-feira (17). O público-alvo é estimado em cerca de 80 mil londrinenses. “Houve uma grande expectativa após o anúncio do Estado (de baixar a faixa etária) e fomos questionados nas redes sociais e pela imprensa, por isso, resolvemos antecipar como irá funcionar em Londrina”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

Irão funcionar no dia 19 de novembro os postos de saúde do jardim do Sol, Parigot de Souza, Guanabara, Armindo Guazzi, Ouro Branco, Alvorada e Vila Casoni. “Neste sábado esperamos vacinar três mil pessoas. Posteriormente a esta data todas as unidades básicas de saúde vão vacinar e como acontece hoje, por meio do agendamento”, destacou.

Para receber a segunda dose de reforço, a primeira precisa ter sido aplicada há, pelo menos, quatro meses. Anteriormente, a recomendação era que essa dose fosse oferecida somente ao público acima de 40 anos. A Sesa informou que cerca de 500 mil vacinas contra a Covid-19 estão disponíveis no Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) e nos municípios. Londrina, por exemplo, tem atualmente apenas 1,5 mil doses à disposição.

VACINAÇÃO INFANTIL

O município também espera iniciar na próxima semana a vacinação com a Pfizer pediátrica em crianças de seis meses a dois anos. Os detalhes ainda serão divulgados. “Há a possibilidade de no próximo sábado também começarmos a aplicar a vacina pediátrica”, projetou. O Paraná recebeu, na quinta-feira (10), pouco mais de 56.600 doses do Ministério da Saúde.

A Sesa acredita que o Estado tenha aproximadamente 377.704 crianças menores de três anos. Cerca de 10% delas possuem comorbidades, público considerado de maior risco e que deverá ser priorizado na vacinação. A aplicação será em três doses.

SITUAÇÃO DA PANDEMIA

A ampliação do reforço na proteção anticovid no Paraná acontece em meio ao aumento de casos da doença em outros estados do País e a preocupação com a subvariante da ômicron, a BQ.1. Entre semana passada e esta sexta-feira (11), foram confirmados 78 casos de Covid, 48 curados e três mortes em Londrina. Entre os dias 28 de outubro e quatro de novembro foram 76 novos infectados, ou seja, por enquanto os números estão estáveis no município.

“É um processo muito dinâmico e Londrina não é uma ilha. Se essa tendência (de aumento) começa a se consolidar em outras regiões, deve chegar ao Paraná e em Londrina”, alertou Machado. “Sempre defendi que quanto mais a população estivesse em dia com a vacina, menor seria possibilidade de uma nova variante, que é o que infelizmente está acontecendo”, advertiu.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.