O Ministério da Saúde divulgou a programação de envio do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, da Pfizer BioNTech, para crianças de seis meses a dois anos. Neste primeiro envio será destinado ao Paraná 53.600 doses, que deverão ser entregues nesta sexta-feira (11). Até o momento, a vacinação era indicada somente para pessoas acima de três anos.

LEIA TAMBÉM: No PR, número de não vacinados contra a Covid-19 é de 717.713 pessoas

O com os imunizantes desembarcará no Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, às 7h. De lá, as doses serão encaminhadas para o Cemepar (Centro de Medicamentos do Paraná) para conferência, armazenamento e definição de logística para distribuição. A estimativa é que estes imunizantes possam ser entregues para as 22 Regionais de Saúde até o fim da próxima semana.

"O Estado conta com a colaboração das equipes municipais da saúde e da população, sejam pais, mães ou responsáveis, para que levem essas crianças até um ponto de vacinação e ajudem a reforçar a proteção contra o vírus”, destacou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

Segundo a Nota Técnica nº 114/2022 do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, o esquema primário de vacinação deverá conter três primeiras doses, sendo que as duas primeiras devem ser administradas com intervalo de quatro semanas e a terceira dose após oito semanas da segunda aplicação.

A recomendação do DEIDT é vacinar, neste primeiro momento, somente o público com comorbidades. A Secretaria da Saúde estima que o Paraná possua cerca de 377.704 crianças nesta faixa etária, sendo que destas, aproximadamente 10% possuem algum tipo de comorbidade.

Assim, a Sesa solicitou ao Ministério da Saúde um quantitativo de 1,4 milhão de imunizantes para este público. Com a remessa que chegará ao Estado, com 53,6 mil doses, o Paraná conseguirá imunizar cerca de 17,8 mil crianças – assegurando as três doses do esquema primário.

DADOS

Ainda segundo a Nota Técnica, com base nos dados analisados de incidência de casos e óbitos por Covid-19, observa-se que o risco de casos graves da doença diminui com a redução da faixa etária, porém o risco de agravamento aumenta em crianças menores de dois anos, chegando a ultrapassar a taxa de mortalidade do público entre três e 19 anos. No Paraná, desde o início da pandemia, foram registrados 2.743.247 casos e 45.211 óbitos, destes 56.733 casos e 41 óbitos no público menor de três anos.

Em Londrina, a secretaria municipal de Saúde ainda não foi informada sobre o quantitativo de doses que serão destinados à cidade.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.