A Prefeitura de Londrina lançou o Mapa de Obras Públicas, plataforma on-line permite que o cidadão acompanhe o andamento de obras de engenharia que estão em execução na cidade. Com opção de acesso por posição geográfica ou lista, o Mapa das Obras abrange 38 obras da zona rural e urbana, incluindo construções, revitalização, reformas e outras intervenções.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina lança Mapa das Obras Públicas
| Foto: Divulgação - N.Com

O Mapa é vinculado ao Programa de Gestão de Obras do Ciga (Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal). O software foi adquirido pela Prefeitura para que os fiscais da SMOP (Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação) consigam atualizar, em tempo real, as informações referentes às obras que acompanham.

Com o Ciga Obras, após vistoriar o andamento e as execuções, os fiscais lançam os dados no sistema e, automaticamente, as informações ficam disponíveis no Mapa de Obras .

ENDEREÇO E PERCENTUAL EXECUTADO

O Mapa de Obras apresenta, para cada uma das obras fiscalizadas, o endereço, data de início e previsão de término, o valor original da obra, reajustes e aumentos, percentual executado, empresa ou construtora responsável e o número do processo no Sistema Eletrônico de Informações, entre outros dados.

“É uma iniciativa que auxilia muito o cidadão. Inclusive, a placa de identificação das obras contém um QR Code que, ao ser acionado pelo celular, direciona para o site do Mapa com todos esses dados públicos em fácil acesso”, explicou o diretor de Edificações Públicas da SMOP, Fernando Tunouti, acrescentando que a plataforma não inclui obras e serviços executados por equipe própria da Prefeitura.

LEIA TAMBÉM:

- Obra do ‘oitão’ na avenida Madre Leônia ganha mais 40 dias de prazo

- Revitalização do Bosque Central deve ser concluída em dois meses

MAIS AGILIDADE

Além de possibilitar o Mapa de Obras Públicas, a utilização do Ciga Obras também trouxe mais agilidade nos trâmites de fiscalização. “Antes, após fazer a vistoria de campo, o fiscal preenchia uma planilha de Excel bem extensa. Já o sistema atual é arquivado na nuvem e pode ser acessado de qualquer lugar. Ele também traz um Diário de Obras, preenchido dia a dia pela construtora, para o fiscal conferir como está o trabalho sem precisar se deslocar com tanta frequência. É algo que trouxe muita agilidade para a gestão de obras da Prefeitura”, afirmou Tunouti.

A implementação do Ciga Obras e do Mapa de Obras Públicas no Município teve participação direta da Diretoria de Tecnologia de Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia . O diretor da pasta, Márcio Horaguti, reforçou que os sistemas foram integrados ao banco de dados da Prefeitura em uma iniciativa disruptiva. “Nosso antigo painel para acompanhamento de obras era defasado tecnologicamente. O Mapa usa conceitos e itens como geolocalização, QR Code, tem vinculação ao Sistema SEI, entre outras coisas. É um trabalho que reúne informação e tecnologia, resultando em transparência para o cidadão.” (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1