Curitiba - Um curativo feito com nanocelulose de pinus usado para o tratamento de queimaduras recebeu o prêmio internacional Blue Sky Young Researchers and Innovation, organizado pelo International Council of Forest & Paper Associations. O trabalho começou no mestrado de Francine Ceccon Claro, no programa de pós-graduação em Engenharia e Ciência dos Materiais da UFPR (Universidade Federal do Paraná) em parceria com o Laboratório de Tecnologia da Madeira da Embrapa Florestas.

Curativo tem baixo custo de produção e é uma alternativa para outros materiais usados no tratamento de queimaduras
Curativo tem baixo custo de produção e é uma alternativa para outros materiais usados no tratamento de queimaduras | Foto: Katia Pichelli/ Embrapa Florestas.

O prêmio seleciona jovens e projetos inovadores com potencial de contribuir com a indústria florestal. “Fiquei feliz com a oportunidade de poder divulgar este projeto de alto impacto social, considerando os benefícios de sustentabilidade e redução de custo, podendo ser amplamente ofertado para sociedade no sistema público de saúde”, comemora Claro.

O curativo tem baixo custo de produção. É feito a partir de água e da polpa branqueada de pinus, que é a mesma matéria-prima usada na produção de papel comum. A polpa é colocada em um moinho, onde ocorre a desfibrilação e na sequência a suspensão de nanocelulose. A suspensão é filtrada e seca e depois o filme está pronto.

IMPACTO SOCIAL

A pesquisa desenvolveu uma alternativa para os curativos de celulose bacteriana usados no tratamento de queimaduras e feridas na pele, que têm alto custo. O preço do quilo da celulose bacteriana é de 250 dólares e o da nanocelulose vegetal é de 2 dólares para o mesmo peso. “O produto desenvolvido terá um alto impacto social, considerando que o grande benefício é a redução de custos e a facilidade de produção”, ressalta a pesquisadora responsável pelo curativo.

LEIA TAMBÉM:

- Enfermagem: amor, coragem e dedicação

- Professora ‘salva’ jabuticabeiras cinquentenárias em Londrina

- Paranaense cego de 29 anos se destaca entre desenvolvedores do Google

O objetivo é que o curativo possa ser usado no Sistema Único de Saúde e beneficiar pacientes em todo o Brasil. “Enquanto a medicina privada, acessível às classes média e alta utiliza este tratamento, o sistema público limita o método apenas em casos graves e em áreas mais visíveis como rosto e pescoço. Com isso em mente, o objetivo foi desenvolver um processo barato para produção de um curativo de nanocelulose vegetal semelhante aos curativos comerciais provenientes de celulose bacteriana”, afirma.

 Francine Ceccon Claro: "Espero que possamos ver este projeto se concretizar e que esta membrana possa trazer melhores condições de tratamento as pessoas em qualquer parte do mundo”
Francine Ceccon Claro: "Espero que possamos ver este projeto se concretizar e que esta membrana possa trazer melhores condições de tratamento as pessoas em qualquer parte do mundo” | Foto: Katia Pichelli/ Embrapa Florestas.

ESCALA INDUSTRIAL

As primeiras etapas do desenvolvimento do curativo foram desenvolvidas durante o mestrado de Claro, que foi finalizado em 2017. Depois o projeto seguiu para escala industrial por meio de uma parceria com o instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e com uma startup. De acordo com a pesquisadora, “o produto passou por todo o processo de inovação e contou com rigor científico no desenvolvimento. Avançou até a fase de prova de conceito, depois com o envolvimento do curso de medicina veterinária da Faculdade Evangélica foi aprimorado, atingindo um nível de protótipo e agora com o desenvolvimento juntamente com a Zynux (startup da área de pesquisa e inovação) atinge uma escala pré-comercial”.

Os testes em escala piloto já foram realizados e o próximo passo são os testes clínicos. A expectativa é que em três anos o curativo possa estar pronto para o uso em pacientes. “Estamos buscando parceiros para investimento na produção em escala comercial. Espero que possamos ver este projeto se concretizar e que esta membrana possa trazer melhores condições de tratamento as pessoas em qualquer parte do mundo”, finaliza. (Com informações da UFPR)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1