A Acesf (Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina) entregou 310 gavetas para sepultamento no Cemitério Jardim da Saudade, localizado na Avenida Saul Elkind, 2.805, no Conjunto Vivi Xavier, zona norte. Elas serão disponibilizadas para concessão de uso por tempo indeterminado.

A concessão somente pode ser realizada para uso imediato, ou seja, apenas para o sepultamento de alguém que acabara de falecer ou então para sepultamento de restos mortais que estão em outro local ou de cinzas. O valor da concessão é de R$ 3.179,00, que pode ser pago à vista ou parcelado em até cinco vezes no boleto ou cartão de crédito.

VERTICAIS

As gavetas são lóculos verticais, de tamanho padronizado, onde podem ser sepultados adultos ou crianças. Elas são pré-moldadas, com tubulação interna para extravasamento de gases com filtro de carvão ativado, e vedadas, ou seja, ambientalmente corretas, por isso não contaminam o solo. O investimento da Acesf, na construção das gavetas, foi de R$ 500 mil.

LEIA TAMBÉM:

+ Plataforma mapeia túmulos nos cemitérios de Londrina
+ Trabalhadores da Acesf contam a rotina na pandemia

PARA LOCAÇÃO

De acordo com o superintendente da Acesf, Péricles Deliberador, o Cemitério Jardim da Saudade já conta com outras 400 gavetas neste mesmo modelo, contudo utilizadas para locação (concessão de uso temporário), ou seja, quando a pessoa não tem um local para sepultar, ela pode fazer o sepultamento nestes jazigos temporários, disponibilizados pelo período de três anos.

A previsão da Acesf é que as gavetas sejam disponibilizadas para uso a partir de sexta-feira (15). Os interessados em adquirir a concessão de uso devem entrar em contato com o órgão. Como as gavetas são voltadas para uso imediato, no caso de sepultamento, é necessário ir ao Plantão Funeral que funciona 24h por dia.

Para sepultamento de restos mortais ou de cinzas, é necessário se dirigir ao setor de Divisão de Cemitérios, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Ambos setores ficam na sede da Acesf, na avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948. O telefone do Plantão Funeral, para tirar dúvidas, é o (43) 3372-7850, e da Divisão de Cemitérios é o (43) 3372-7881.

No mesmo local onde foram construídos os lóculos verticais, no Cemitério Jardim da Saudade, há espaço para erguer mais 410 gavetas, o que deve ser realizado futuramente pela Acesf. O município de Londrina conta com 13 cemitérios municipais, sendo cinco na área urbana e oito nos distritos. (Com informações do N.Com)

***

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1